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Futuro do Assaí reforça aposta em compra das ações do Pão de Açúcar, diz UBS

24 abr 2017, 20:49 - atualizado em 05 nov 2017, 14:05

O Pão de Açúcar poderá se beneficiar largamente das expectativas projetadas para o crescimento do “atacarejo – conhecido como cash & carry” por meio de sua subsidiária Assaí, avalia o UBS em um relatório publicado neste domingo (23) em que analisa o potencial do segmento. A recomendação de compra para as ações (PCAR4) foi reiterada e o preço-alvo de R$ 70 foi mantido.

“Após anos de alto crescimento, descobrimos que há uma intensidade competitiva muito baixa entre os formatos cash & carry”, avaliam os analistas Gustavo Piras Oliveira, Guilherme Muller e Daniel Ekstein. Isso porque o Assaí e o Atacadão (Empresa adquirida pelo Carrefour em 2007) competem com apenas mais duas grandes lojas em uma região compreendida por até 10 minutos de carro. 

Diversificação

“O Assaí tem espaço para crescer a nível nacional e rentável. Se seguir a estratégia do Atacadão, o Assaí poderia adicionar lojas em territórios menos densamente povoados com afluência semelhante à área de captação”, ressalta o UBS.

O Atacadão tem 135 unidades em todos os estados, mais o Distrito Federal. Já a bandeira do Pão de Açúcar possui 106 lojas e não está em regiões como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão e outros seis estados.

“A expansão nacional do Assaí também pode reduzir a concentração no estado de São Paulo (48% das lojas existentes) e reduzir os riscos de canibalização (25,5% das lojas expostas a riscos de canibalização dentro de 10 minutos de carro)”, destaca o UBS.