Furnas, da Eletrobras, contrata energia de quase 1 GW em usinas solares em leilão
A estatal Furnas, da Eletrobras (ELET3; ELET5; ELET6), fechou contratos de longo prazo para a compra da produção futura de novas usinas solares que serão construídas por terceiros e somarão quase 1 gigawatt em capacidade instalada, após um leilão privado realizado pela companhia na semana passada.
O movimento de Furnas segue-se a outras licitações semelhantes de elétricas como Copel (CPLE6), Cemig (CMIG3) e Engie Brasil (EGIE3), que têm buscado comprar energia renovável para posterior negociação no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes empresas como indústrias negociam diretamente seu suprimento junto a geradores e comercializadores de energia.
A elétrica informou em comunicado no sábado que o leilão, promovido na quinta-feira, selou a compra de energia junto a 15 empreendimentos solares por prazo de 15 anos, para comercialização a partir de 2024.
Furnas disse que o leilão tinha como objetivo original a compra de energia de novos empreendimentos eólicos e solares e que participaram “diversas companhias e consórcios”, mas não detalhou as empresas que disputaram a concorrência.
Os empreendimentos que negociaram energia com a estatal ficam na Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba.
Os projetos deverão demandar um investimento total pelas empresas responsáveis pelos ativos estimado em cerca de 4,1 bilhões de reais, segundo Furnas.