AgroTimes

Furacão Ian ameaça produção de laranja da Flórida antes da colheita

28 set 2022, 11:31 - atualizado em 28 set 2022, 11:31
Furacão
Na manhã desta quarta, o furacão apresentava ventos de até 220 km/h (Imagem: REUTERS/Marco Bello)

O Furacão Ian, que já é classificado como Categoria 5, o pior tipo de furacão, que leva a destruição e morte em seu rastro, pode representar um grande risco para os produtores de citros da Flórida, que normalmente começam suas colheitas em outubro, com perda de folhagens e frutos e árvores derrubadas, de acordo com um guia de preparação para furacões elaborado pelo Instituto de Alimento e Ciências da Agricultura da Universidade da Flórida (UF/IFAS, na sigla em inglês).

Na manhã desta quarta, o furacão apresentava ventos de até 220 km/h, localizado a cerca de 120 quilômetros de Naples, na Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).

A expectativa é de que ele chegue em terra firme na região sul da área da Baía de Tampa, mas que provoque efeitos generalizados, com ventos fortes e tempestades.

A previsão é de que o trecho de maior impacto esteja entre Naples e Sarasota.

“Haverá inundações catastróficas e tempestades com risco de vida na região da Costa do Golfo”, disse na terça-feira o governador, Ron DeSantis. Segundo funcionários da Casa Branca, o presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com o governador, além de três prefeitos da Flórida.

Os cítricos, incluindo laranjas e toranjas, são cultivados em toda a Flórida, e a maioria dos pomares está localizada nos dois terços do sul do Estado. O alerta de furacão ontem cobriu a área da Baía de Tampa e se estendeu ao sul de Fort Myers até Everglades.

O Departamento de Citrus da Flórida disse que está trabalhando para proteger propriedades e garantir a segurança dos trabalhadores antes da chegada do Ian, prevista para ainda nesta quarta.

“Embora seja difícil determinar o impacto esperado, o Departamento de Citrus da Flórida está monitorando de perto o desenrolar e permanece em contato com autoridades estaduais e federais”, disse a diretora executiva do departamento de citros do Estado, Shannon Shepp. “Importante lembrar que a indústria resistiu a séculos de furacões e que os citricultores da Flórida são resilientes.”

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!