Fundos multimercados macro são favoritos em abril, diz pesquisa Big Data SmartBrain
Por SmartBrain
Com a taxa básica de juros em patamar histórico mais baixo, os fundos multimercados têm sido bastante procurados pelos grandes investidores em suas estratégias de diversificação de investimentos.
A pesquisa Big Data SmartBrain analisou os tipos de multimercados mais aplicados em abril pelos investidores alta renda e private, conforme as recomendações que tiveram dos seus assessores de investimentos independentes – consultores e gestores de patrimônio.
Os fundos multimercado são mais complexos de serem analisados, pois existem diversas categorias e múltiplas estratégias de alocação que são utilizadas pelos gestores de recursos com o objetivo de superar o CDI ou de alcançar um retorno absoluto consistente para seus clientes.
No estudo, foram analisados 33 fundos multimercados mais escolhidos no mês passado. Entre eles, nota-se uma maior concentração, 40% em fundos da modalidade macro tradicional, que realizam operações com variados ativos – ações, moedas e juros, entre outros, tanto no Brasil quanto no exterior. Seus gestores desenvolvem estratégias em cima de análises dos cenários macroeconômicos e buscam aproveitar distorções entre diversos tipos de ativos a fim de gerar ganhos superiores, com um certo controle da volatilidade.
A segunda modalidade de fundo que mais se destaca, representando 18% da amostra, inclui aqueles que apesar de serem denominados como multimercados, alocam grande parte do capital em títulos de crédito privado, que por terem mais risco que os títulos do Tesouro, pagam taxas mais atrativas. Estes fundos multimercados com foco em crédito privado, buscam obter um ganho um pouco maior que o CDI.
Em terceiro lugar na preferência dos grandes investidores, uma fatia de 12% dos fundos multimercados, são aqueles que utilizam, de forma predominante, operações com ações. Nesta amostra existem fundos – Long and Short e também aqueles denominados como Long Bias, que buscam aplicar em ações e índices, mas usam estratégias com derivativos ou com posições vendidas para obterem ganhos com altas ou baixas do mercado ou ações específicas.
Nos demais 30% da amostra dos multimercados mais procurados em abril apareceram variados tipos de estratégias. Há fundos que investem em títulos de renda fixa internacionais, fundos quantitativos, que são baseados em modelos algorítmicos, entre outros com táticas específicas.
Conheça agora lista dos TOP 10 fundos multimercados do mês de abril:
Fonte: Big Data SmartBrain / Observação: todos fundos de investimentos apresentados na pesquisa são abertos. Foram excluídos do levantamento os fundos exclusivos e os dedicados a determinados grupos e family offices.
Como você pôde ver, os 10 fundos multimercados mais escolhidos pelos grandes investidores em abril são de gestoras de recursos independentes. Em 12 meses terminados no mês passado, as rentabilidades destes produtos transitaram entre 5,21% a 36,89%. Nesse período, o CDI foi de 6,34%, portanto apenas um fundo ficou abaixo deste indexador.
Esta pesquisa foi feita a partir de dados da plataforma de consolidação da SmartBrain, que processa diariamente 183 mil extratos de investimentos que somam mais de R$ 100 bilhões de patrimônio consolidado.
Nesta base, está um terço de todo o volume dos investidores private, além de parcela relevante do segmento de investidores alta renda, que contam com os serviços de assessores de investimentos independentes.