Fundos imobiliários voltam ao patamar perdido há 7 semanas
O índice de fundos imobiliários (Ifix) opera em alta nesta terça-feira (18), pelo terceiro dia seguido, e recupera uma marca perdido no início de março, a dos 2.800 pontos.
Com isso, por volta das 11h25 (de Brasília), o Ifix subia 0,22%, aos 2.803 pontos. Entretanto, o volume de negócios era bem baixo no horário.
Entre os fundos imobiliários listados no Ifix, o Urca Prime Renda (URPR11) puxava a alta, de 2,6%.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Em contrapartida, mais uma vez, o REC Logística (RELG11) liderava as quedas, 1,7% no horário acima. Ontem, o fundo chegou a cair mais de 5% durante o pregão e as cotas entrarem em leilão.
No entanto, o FII caminha para a sétima queda seguida, dando continuidade ao desempenho ruim exibido na semana passada, o segundo pior entre os listados no Ifix, com tombo de 12,5%. Em abril, o RELG11 acumula perdas de mais de 23%.
O analista de real estate da Empiricus Research, Caio Nabuco de Araujo, comenta que o fundo imobiliário anunciou, no mês passado, uma redução considerável da distribuição de dividendos. Desde então, o REC Logística vem acumulando perdas sequenciais e tem desvalorização de mais de 30% no ano.
“Os gestores do RELG11 optaram por estratégias arrojadas de investimento em [fundos de] tijolo, incluindo a alavancagem das operações. Esses fatores impulsionaram seus proventos em um curto período, mas se tornaram um grande problema de liquidez para os fundos”, comenta.