Fundos Imobiliários: Maioria tem retorno acima de 2 dígitos nos últimos 12 meses
Por SmartBrain
Nos últimos meses, aumentou a procura por ativos alternativos e com maior dose de risco, entre eles os fundos de investimentos imobiliários (FIIs).
Está havendo uma retomada de atividade do setor imobiliário no país e as incorporadoras têm lançado novos projetos com possibilidade de retornos acima da taxa básica de juros. Os fundos imobiliários são os veículos que estão financiando esses empreendimentos.
Segundo o Big Data SmartBrain, entre os 10 FIIs mais comprados pelos grandes investidores em setembro, oito tiveram rentabilidade superior a dois dígitos em 12 meses, de 14,47% a 35,73%. Portanto, acima do Ifix – Índice de fundos de Investimentos Imobiliários que mede o desempenho médio das cotas negociadas na Bolsa e ficou em 14,13% no acumulado de janeiro a setembro.
Nove FIIs da lista ficaram acima do CDI acumulado este ano até setembro. Ou seja, todos tiveram desempenho positivo, pois o RBVA11, um dos mais escolhidos, teve suas negociações lançadas somente no início de maio.
O fundo imobiliário que aparece no topo do ranking dos preferidos é o HGRE11, sob gestão do Credit Suisse Hedging-Griffo, com foco em empreendimentos corporativos prontos e gerando renda ou em construção.
Top 10 fundos imobiliários mais comprados em setembro pelos grandes investidores atendidos por consultores e gestores de patrimônio independentes:
Vamos imaginar que um investidor tivesse aportado R$ 2.000 em cada um dos três primeiros fundos imobiliários do ranking – HGRE11, MALL11 e BRCR11, no início do ano, em 02/01/2019.
Fizemos um teste no simulador de investimentos do Money Times, que é powered by SmartBrain, e esta carteira de FII teria um retorno de 8,49 % até setembro, acima do CDI e da inflação do período. Veja abaixo:
Você também pode testar com muita facilidade um portfólio de FIIs ou simular o impacto de alguns FIIs na sua carteira junto com outros ativos. Basta usar o simulador de investimentos do Money Times!