Fundos imobiliários: Gestora pede AGE para troca de comando e mudança em dividendos
O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 opera em alta pelo terceiro pregão seguido, às vésperas da chamada “Super-Quarta” de decisões de política monetária pelo Banco Central (BC) e pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Em meio à sequência de ganhos, o Ifix voltou ao patamar de 3.380 pontos e pode renovar a máxima histórica no movimento intradiário de 3.383 pontos.
Por volta das 11h40 (de Brasília) desta terça-feira (19), o índice subia 0,15%, aos 3.379 pontos.
Entre os mais de 100 FIIs listados, o BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11) tinha a maior alta, de 1,5%, também emplacando três dias seguidos de ganhos.
Por outro lado, a maior queda era do Santander Renda de Aluguéis (SARE11), de 1,3%, vem acumulando sequências negativas.
- Oportunidade em fundos imobiliários: veja 5 FIIs com perspectivas de valorização da cota + proventos robustos para 2024
O SARE11 chegou a cair por nove pregões seguidos, voltando a subir ontem (+2,20%). Diante disso, as cotas estão sendo negociadas com preços nas mínimas em um ano e, no mês, o fundo imobiliário tem desvalorização de 5%.
Capitânia solicita AGE à fundo imobiliário para discutir mudanças
O fundo imobiliário Quasar Agro (QAGR11) informou ao mercado que a gestora Capitânia Capital, que detém participação de 33,64% nas cotas do fundo, solicitou uma assembleia geral extraordinária (AGE).
Em comunicado, o QAGR11 explica que a AGE é para discutir e aprovar, entre as pautas, a troca de comando do fundo, passando a gestão da Quasar Asset para a VBI Real Estate. Como também alteração na política de dividendos.
O FII da Quasar disse que, em análise com a sua equipe jurídica, viu que essas duas mudanças são regulatórias e viáveis. Diante disso, o administrador do FII, o BTG Pactual, convocará a reunião de cotistas em até 30 dias contados a partir de hoje.
*As cotações citadas são do site Investing.com