ImóvelTimes

Fundos imobiliários: Bom humor generalizado contagia Ifix nesta sexta (3); veja as 16 recomendações do BB

03 nov 2023, 17:55 - atualizado em 03 nov 2023, 17:55
fundos-imobiliarios-fiis
Fundos imobiliários acompanham alta nos mercados nesta sexta-feira (3) (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

Contagiado pelo bom humor generalizado nos mercados, o Índice de Fundos Imobiliários (Ifix) da B3 retornou do feriado conseguindo se recuperar.

Após abrir novembro com o pé esquerdo, o Ifix reverteu o movimento de queda e apontou valorização de 0,43% nesta sexta-feira (3), a 3.160,39 pontos. Na semana, o índice ficou praticamente estável.

Entre os fundos listados, o destaque do dia ficou para o BTG Pactual Corporate Office (BRCR11), que subiu 4,25%. Hotel Maxinvest (HTMX11) também merece ser mencionado após registrar ganhos de 3,89% na sessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oportunidades para novembro

Outubro foi um mês ruim para o mercado de fundos imobiliários. A volatilidade criada pelas incertezas envolvendo o caminho dos juros americanos e a escalada das tensões no Oriente Médio jogaram pressão nas curvas de juros, impactando diretamente os FIIs.

Como adicional, as preocupações no cenário doméstico envolvendo o projeto que altera as regras de tributação de fundos exclusivos e fundos offshore impediram um apetite maior dos investidores com esse mercado.

Porém, para o BB Investimentos, ainda vale a pena montar posição em FIIs, sobretudo os investidores com viés de longo prazo.

“Embora tenha havido um aumento das incertezas em relação à velocidade que o Copom irá imprimir no ciclo de cortes da Selic, assim como em relação à taxa de juros terminal deste ciclo, entendemos que o momento ainda é propício para montagem de posição nessa classe de ativos”, defende.

A carteira recomendada de fundos imobiliários do BB para novembro foi mantida inalterada.

Projetando forte volatilidade nos fundos de escritórios e lajes corporativas, a instituição já vinha reduzindo a posição da Carteira FII Ganho de Capital nessa classe de fundos.

Na Carteira FII Renda, o portfólio está mais concentrado em fundos de papel, com perfil de risco moderado e operações mais atreladas à inflação.

“Entendemos, portanto, que o portfólio atual das duas carteiras é adequado para superar esse momento”, afirma.

Confira as recomendações do BB para o mês:

Carteira FII Renda
KFOF11
HGCR11
RECR11
MFII11
XPSF11
PLCR11
VGIP11
TGAR11
Carteira FII Ganho
RZTR11
RBRF11
RBRL11
HGBS11
PVBI11
BRCO11
RZAT11
VISC11
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.