Fundos imobiliários: Ifix tem volume impressionante e dispara, mas derrapa na semana
O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 colocou o pé no acelerador nesta sexta-feira (15) e fechou em alta, voltando a ficar mais perto da máxima histórica, de 3.253 pontos. Mesmo tendo encerrado o pregão de ontem com ligeira alta, o Ifix operou em queda por quatro dias seguidos.
Sendo assim, o índice de FIIs avançou 0,55% (após ajustes), aos 3.234 pontos, em dia de forte movimentação. Com isso, o volume financeiro somou praticamente R$ 1 bilhão.
Entre os fundos listados no Ifix, a maior alta do dia ficou com o Hectare CE (HCTR11), de 5,67%, seguido do Devant Recebíveis (DEVA11), de 5,42%.
Após a derrocada por quatro dias seguidos, os FIIs de papel exibiram movimento de correção, com investidores voltando a comprar cotas. Por outro lado, o Tordesilhas EI (TORD11) registrou a maior queda do pregão, de 2,36%.
- Os melhores fundos imobiliários para investir em setembro: Essa carteira já superou os ganhos do Ifix em agosto e é uma ótima oportunidade para ganhar mais dinheiro este mês. Clique aqui e veja a seleção no Giro do Mercado. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
Fundos imobiliários de papel sofrem na semana
Entretanto, mesmo com a alta nesta sexta-feira, o Ifix interrompeu duas semanas de ganhos e fechou com desvalorização de 0,19%.
A queda refletiu a semana negativa dos fundos de papel, que derreteram em uma forte onda vendedora após o FII HCTR11 anunciar uma redução de 66% no preço do dividendo pago aos cotistas.
Desta forma, o fundo imobiliário despencou 30,83% entre segunda-feira e hoje. Depois dele, Versalhes Recebíveis (VSLH11) e TORD11 desabaram 16,71% e 15,51%, respectivamente.
Em contrapartida, o fundo RBR Log (RBRL11) liderou os ganhos na semana, de 5,64%.