Fundos imobiliários viram o jogo e mantêm maior sequência de ganhos desde 2019; HCTR11 rouba a cena
Investidores não deixaram a peteca cair e o índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 virou o sinal bem no fim do jogo. Com isso, o Ifix avançou e fechou o pregão desta sexta-feira (29) em alta, assim como setembro, engatando o sexto mês seguido de valorização.
O índice de FIIs foi impulsionado por fundos de papel que, apesar da sangria exibida ao longo do nono mês de 2023, acordaram bem no fim de setembro para ajudar a manter sua maior sequência de ganhos mensal desde 2019.
Sendo assim, o Ifix encerrou o dia em alta de 0,82% (após ajustes), aos 3.219 pontos – voltando ao patamar de 3.200 pontos após três dias abaixo dessa marca. Já o volume financeiro foi alto no pregão, pouco acima de R$ 300 milhões.
O fundo imobiliário protagonista do mês foi também destaque no pregão de hoje entre os listados no Ifix. O Hectare CE (HCTR11) disparou 9,34%, mas longe de aliviar o forte tombo que o FII levou no mês.
Em contrapartida, o Green Towers (GTWR11) registrou a maior queda, de 1,48%.
- Tijolo de qualidade na Faria Lima: analista indica FII com cota barata e dividendos de até IPCA + 6%; conheça a recomendação agora.
Desempenho de FIIs na semana
A última semana de setembro foi mais de perdas do que ganhos para os fundos imobiliários. De modo que o índice chegou ao terceiro recuo semanal seguido, ao cair 0,22%.
Entre os fundos, o XP Industrial (XPIN11) exibiu o melhor desempenho entre segunda-feira e hoje, ao subir 4,74%. Enquanto o fundo de papel Versalhes Recebíveis (VSLH11) despencou 11,17% no período.
4T23 vem aí: dá tempo de investir em quais FIIs?
FII sangra em setembro e 3T23 de ganhos
O pregão desta sexta-feira também marca o fim de setembro e, reforçando, o Ifix inverteu o sinal de queda até o começo dos negócios de hoje e encerrou o mês com valorização de 0,20%. Com isso, o índice chegou ao sexto mês consecutivo de sinal positivo.
No mês, os FIIs de papel roubaram a cena, com quedas sucessivas e correções pontuais. Assim, o HCTR11 liderou as perdas em setembro, com tombo de 31,12%.
Por outro lado, o Hotel Maxinvest (HTMX11), fundo imobiliário que passou a fazer parte do Ifix este mês, liderou os ganhos no período, de 6,07%.
Além disso, é fim do terceiro trimestre e o índice de FIIs teve desempenho positivo de 2%. Assim, tem salto de 12,2% em 2023.