Fundos imobiliários: O que está por trás do alerta na carta da Squadra
A Squadra Investimentos, uma das mais respeitadas gestoras do país, divulgou no fim de semana uma carta sobre o cenário dos ativos no primeiro semestre deste ano. O que chamou a atenção de investidores foi o tom de alerta para os balanços “maquiados” apresentados por empresas e fundos imobiliários.
Além disso, a gestora destacou o fato de cotistas gostarem de dividendos. Porém, alguns FIIs podem apresentar pegadinhas com as suas teses de investimentos.
“Investidores, às vezes, adquirem a cota de um fundo imobiliário olhando apenas para o dividend yield [DY] e não para a sua tese de investimentos”, comenta o analista de real estate da Empiricus Research, Caio Nabuco de Araujo.
Desta forma, com a carta chamando a atenção do mercado financeiro, Araujo esclareceu alguns pontos por trás da mensagem da Squadra. Um deles é de que a gestora não se direcionou a determinados fundos ou segmentos.
“Ela não detalha qual fundo imobiliário eles estão olhando. Mas quem já está acompanhando sabe mais ou menos quem é. A Squadra pode estar se referindo a história, bastante conhecida, dos fundos de crédito“, diz, lembrando a inadimplência envolvendo Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) no primeiro trimestre deste ano.