Fundos imobiliários: Ifix abre março com pé direito e renova recorde
O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 abriu março com o pé direito e, além de fechar em alta, voltou a renovar máximas históricas.
Depois de engatar a quarta alta mensal seguida em fevereiro, o Ifix encerrou o primeiro pregão do mês em alta de 0,19% (após ajustes) nesta sexta-feira (01), em novo patamar recorde, aos 3.366 pontos.
Entre os mais de 100 FIIs listados, a maior alta ficou com o Hotel Maxinvest (HTMX11), de 4,11%, após exibir o terceiro pior desempenho (-8,5%) em fevereiro.
Em contrapartida, o BRPR Corporate Offices (BROF11) fechou o dia com a maior queda (-2,77%). Ao contrário do HTMX11, o BROF11 ficou a terceira maior alta do mês passado, com salto de 9,4%.
Veja os melhores e piores FIIs de fevereiro
O que esperar dos fundos imobiliários em março?
Os analistas da Empiricus Research avaliam que a queda da taxa básica de juros (Selic), iniciada em agosto de 2023, tem sido fundamental para o bom desempenho dos fundos imobiliários
“Mesmo com o bom desempenho recente, temos forte percepção que o momento é propício para investimento em FIIs. Mesmo com um curtíssimo prazo de altos e baixos, prevemos uma trajetória favorável para ativos de risco no médio prazo, com destaque para esses ativos”, comentam Felipe Miranda e Caio Nabuco de Araujo em relatório.
- Os investimentos preferidos do mercado para março: saiba quais são as top picks dos maiores players do mercado em ações, dividendos, fundos imobiliários e BDRs.
Eles destacam que esse cenário é sustentado pela expectativa de mais cortes da Selic, chegando a um dígito, e diante do desconto das cotas dos fundos imobiliários.
A próxima decisão de política monetária do Banco Central (BC) será divulgada no dia 20 deste mês. As sinalizações são de mais um corte de 0,50 ponto percentual (p.p.), com a taxa indo a 10,75%.
Destaques da semana
Em mais uma semana de patamares recordes, o Ifix teve ganhos de 0,10% no período.
Entre segunda-feira e hoje, o fundo imobiliário que mais subiu foi o BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11) – +5,10%. O vice-campeão de fevereiro disparou 18,6% no mês, revertendo o tombo de 17% em janeiro.
Por outro lado, o Vinci Imóveis Urbanos (VIUR11) fechou a semana com o pior desempenho (-5,00%).
*As cotações citadas são do site Investing.com