Fundos imobiliários: 5 pontos de atenção para os próximos 12 meses, segundo gestores
Os fundos imobiliários tiveram um bom desempenho no primeiro semestre de 2023 e gestores concentram as atenções nos próximos meses, aguardando os desdobramentos da economia e da taxa de juros, principalmente.
Desta forma, quase 30 gestores listaram alguns temas que são pontos de atenção para os FIIs nos próximos 12 meses, como mostra um estudo realizado pela Empiricus Research. O levantamento ouviu 27 profissionais que compartilharam visões da indústria de fundos até junho de 2024.
Pontos de atenção para os fundos imobiliários
Entre os entrevistados, o assunto que mais preocupa, 46,30% dos gestores, é o endividamento dos fundos, assim como foi no estudo anterior da casa de análises.
Os analistas de real estate da Empiricus e responsáveis pela pesquisa, Caio Nabuco de Araujo e Pedro Niklaus, avaliam que tal cenário “eleva a preocupação com o risco de inadimplência dos FIIs“. Sendo assim, o tema foi o segundo mais citado pelos gestores, no qual 24,07% alertam para fundos inadimplentes.
Em seguida, vem a preocupação dos profissionais com regulação (11,11%) e com o nível de ocupação dos imóveis, citado por também 11,11% dos gestores. Por fim, a governança é outro fator que está no radar de gestoras de fundos imobiliários.
- Sabia que as incorporadoras fazem parte do ‘Kit Brasil’ para ganhar dinheiro neste semestre? Veja qual é a melhor ação para investir no setor, segundo o analista Caio Araújo. É só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Atenção com inflação e juros
Entre as oito perguntas feitas aos gestores, a Empiricus quis saber o sentimento com o cenário macroeconômico brasileiro este ano. Os dois assuntos mais citados vêm sendo alertados por economistas e analistas há alguns meses, principalmente, em relação aos impactos nos ativos financeiros.
Sendo assim, 31,48% dos entrevistados se dividiram justamente entre inflação e taxa de juros, além de política fiscal como os principais gatilhos para os fundos imobiliários.
“Os gestores demonstram uma maior preocupação com a política fiscal do país, juntamente dos reflexos na trajetória da inflação e da taxa de juros. Vale mencionar a presença da reforma tributária entre os temas mais votados, que pode trazer desdobramentos pertinentes para a indústria [de FIIs]”, observam os analistas da Empiricus.
Além dos três assuntos, gestores também estão preocupados com os efeitos de uma possível recessão global, sendo lembrado por 14,81% deles. Por sua vez, 3,70% dos profissionais mencionaram políticas públicas como outro ponto de atenção nos próximos 12 meses.
Levantamento
Como pré-requisito para participar da pesquisa da Empiricus Research, foram selecionadas apenas casas que têm áreas estratégicas de alocação em FIIs, por meio de veículos listados (fundos de fundos, multiestratégia ou hedge funds) ou privados.
41 gestoras de fundos imobiliários foram convidadas. Desse total, 66% responderam ao questionário do estudo.
Participaram do levantamento: Alianza Investimentos, Autonomy Investimentos, BB Asset, Bresco, BTG Pactual, Canuma Capital, Capitânia Investimentos, Credit Suisse, Devant Asset, Hedge Investments, High Par, HSI, Kinea Investimentos, Mauá Capital, Mérito Investimentos, Plural Gestão, RBR Asset Management, Real Investor, Rio Bravo Investimentos, Safra Asset Management, SPX SYN, Tellus Investimentos, Valora, Vinci Partners, WHG e XP Asset.
Leia abaixo a pesquisa completa.