Fundos Imobiliários

Fundos imobiliários: 4 fatores que explicam a queda de quase 1% do Ifix

10 nov 2022, 18:50 - atualizado em 10 nov 2022, 18:50
Fundos imobiliários
Índice de fundos imobiliários acompanhou dia sangrento no mercado local e caiu quase 1% (Imagem: Diana Grytsku/Freepik)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 fechou em forte queda de 0,93%, aos 2.942 pontos – menor nível desde o fim de agosto -, em pregão sangrento para os ativos domésticos. O índice Ibovespa derreteu 3,6%, perdendo o nível de 110 mil pontos.

O operador de renda variável da SVN Investimentos, Arthur Menegazzo, destaca alguns pontos que levaram o índice a cair tanto no pregão.

O que impactou os fundos imobiliários?

Segundo ele, além de acompanhar o tombo do Ibovespa, o Ifix caiu impulsionado também pelos fundos de tijolo, que “tem sofrido com o aumento da curva de juros no Brasil“.

O processo de transição de governo de Luiz Inácio Lula da Silva que, em meio às falas do presidente eleito, divulgação de nomes da equipe e sinalizações, tem elevado os receios do mercado com o cenário fiscal do país no próximo ano. Terceiro ponto este que provocou a forte queda bolsa brasileira, a disparada do dólar em mais de 4%, a R$ 5,40 -, ao longo do pregão, além de impactar outros ativos locais.

IPCA volta a subir

Além dos riscos vindos da política, hoje foi divulgado o dado de inflação oficial do país, o IPCA, que subiu 0,59% em outubro ante setembro, após três meses seguidos de queda (deflação). O número veio acima da projeção do mercado, com média projetada de +0,49%.

Segundo Menegazzo, o Ifix poderia ter subido mais. “O que minimizou a queda do fundo foi o segmento de fundos de papéis, os indexados ao IPCA+”, comenta, acrescentando que o mercado vem apresentando grande volatilidade em meio aos riscos fiscais e com a inflação voltando a subir.

Entre os fundos, o destaque de alta ficou para o VBI Prime Properties (PVBI11), que subiu 2,09%. No lado das baixas, o tombo dos FIIs foi maior. O Votorantim Logística (VTLT11) derreteu 4,5%, enquanto o fundo XP Properties (XPPR11) fechou em forte queda de 4,31%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar