BusinessTimes

Fundos de pensão lançam ferramenta de investimento verde

06 jul 2020, 9:05 - atualizado em 06 jul 2020, 9:05
Mercados ações investimentos
A SDI Asset Owner Platform permitirá que investidores avaliem 8 mil empresas usando critérios da ONU, segundo comunicado divulgado na segunda-feira (Imagem: Unsplash/ Austin Distel)

Gestoras de fundos de pensão de três continentes lançaram uma ferramenta de investimento verde online que avalia empresas em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

A SDI Asset Owner Platform permitirá que investidores avaliem 8 mil empresas usando critérios da ONU, segundo comunicado divulgado na segunda-feira.

Os quatro fundos de pensão – APG Asset Management e PGGM, dos Países Baixos, British Columbia Investment Management Corporation, do Canadá, e AustralianSuper são responsáveis pela metodologia da plataforma. Juntos, administram mais de US$ 1 trilhão em ativos.

“A padronização dos dados é um dos maiores desafios do cenário ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês)”, disse Jennifer Coulson, vice-presidente da BCI para padrões ESG. A plataforma fornecerá “consistência e comparabilidade para dados de nível empresarial”.

O investimento ESG ganha popularidade à medida que mais investidores procuram causar impacto positivo, além de ganhos financeiros.

As ameaças que as mudanças climáticas podem representar para a cadeia de suprimentos de uma empresa, ou as consequências de escândalos resultantes de processos, podem afetar o desempenho futuro.

A plataforma estará disponível para investidores por meio de assinatura através do parceiro de distribuição Qontigo, de acordo com o comunicado.

A receita das assinaturas é necessária para cobrir custos de operação da plataforma, mas “de forma alguma será para maximizar o lucro”, disse Claudia Kruse, diretora-gerente da APG para investimento responsável global e governança. “Realmente esperamos que isso seja adotado como padrão global.”

A ONU estabeleceu metas de desenvolvimento sustentável em 2015 para abordar questões globais urgentes, como escassez de água, acesso à assistência médica e proteção do meio ambiente, segundo o comunicado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar