Fundos cripto alavancados permitirão apostar em mercado volátil
Os fãs de criptomoedas viciados nos altos e baixos do setor em breve terão uma nova maneira de apostar nessas oscilações: fundos negociados em bolsa alavancados.
O Direxion Daily Crypto Industry Bull 2X Share vai oferecer duas vezes o desempenho diário de um índice subjacente de empresas de criptomoedas, enquanto o Direxion Daily Crypto Industry Bear 2X Shares pretende oferecer duas vezes o inverso, segundo informes enviados à SEC, a CVM americana.
É o mais sinal de planos de dar aos investidores a possibilidade de ampliar o desempenho de um ativo ou índice. A Direxion também está entre um punhado de empresas que nas últimas semanas lançaram produtos alavancados de ação única que apostam em grandes movimentos de favoritas de investidores de varejo como Tesla e PayPal.
“O público que os ETFs de criptomoedas construíram – para não mencionar a volatilidade – os torna uma categoria madura para ETFs alavancados”, disse Eric Balchunas da Bloomberg Intelligence. “Isso mostra que o setor de criptomoedas, antes incipiente, agora é uma categoria madura com um público legítimo, volume decente e alta volatilidade. Tudo isso tende a atrair emissores de ETFs alavancados”.
ETFs alavancados e inversos usam derivativos para amplificar os retornos, reverter o desempenho ou ambos. Eles estavam caindo em desuso nos últimos anos, mas a demanda voltou a subir à medida que a volatilidade abala o mercado de ações.
Esses produtos são relativamente novos. A ProShares oferece um ETF que reverte o desempenho de um índice de futuros de Bitcoin, enquanto a GraniteShares oferece um ETF alavancado de Coinbase.
A SEC tem rejeitado repetidamente propostas para ETFs que visam o Bitcoin spot, mesmo que os emissores tenham conseguido lançar produtos baseados em futuros de Bitcoin e ações relacionadas a criptomoedas.
Mas os produtos Direxion “não devem ter problemas para passar pela SEC, já que são 2x e rastreiam ações”, disse Balchunas, acrescentando que alguns investidores podem ficar perplexos com o fato de que eles podem ser aprovados enquanto um produto spot-Bitcoin ainda não recebeu sinal verde.
Siga o Crypto Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!