Economia

Fundo Verde aumenta aposta em ações no Brasil

10 set 2018, 17:26 - atualizado em 10 set 2018, 17:32

Dinheiro

Por Investing.com – O Verde Asset encerrou agosto apresentando ganhos na posição de moedas, posicionamento de cupom cambial e em hedges pré-fixados. Na outra ponta, a importante alta na taxa de juros real levaram as perdas no portfólio de ações no mercado brasileiro.

Em agosto, a rentabilidade do fundo Verde foi de 0,70%, contra 0,57% do CDI. No acumulado ano, o fundo perde de 3,86% a 4,32%.

O documento destaca que a volatilidade apresentada durante o mês passado contrariou a previsão de calmaria depois de uma melhora na confiança em julho e antes do período eleitoral. As estimativas se mostraram erradas por fatores internos e externos.

Um dos pontos de destaque foi a crise da Turquia, levando uma nova onda de cautela e pessimismo aos países emergentes. As moedas turcas e argentinas tiveram um período de forte desvalorização, mas as perdas se refletiram também em outros mercados.

O relatório do Verde destaca que o contexto brasileiro se voltou totalmente ao cenário eleitoral, respondendo aos resultados das pesquisas, mesmo antes do início da campanha eleitoral no rádio e na televisão.

Com isso, aponta o levantamento que o mercado local continua em busca frenética por ajustar diariamente as probabilidades da eleição. “A volatilidade dos preços foi, até aqui, maior que a volatilidade das pesquisas. Ainda temos quase dois meses ainda pela frente até o segundo turno e não é óbvio que isso deve mudar. O espólio da (surpreendentemente forte) candidatura Lula está em disputa na esquerda, enquanto ao centro o caminho para o crescimento de Alckmin é tortuoso, seja pelo consolidado voto na direita, seja pelas candidaturas menores que tomam quinhões tradicionais do eleitorado tucano”, completa o documento.

Para o Verde, os preços dos ativos indicam um crescente pessimismo, parte pela dificuldade de Alckmin crescer, parte por um foco importante na rejeição de Bolsonaro. Os analistas destacam que a situação da candidatura Lula cria um vácuo político na esquerda que permitiu até aqui que não seja atacada. “Os problemas desse lado do espectro político deverão ser amplamente explorados no segundo turno, aumentando sua rejeição”, completa o relatório.

O fundo aproveitou a volatilidade de agosto para aumentar marginalmente sua posição na bolsa brasileira. “Mantemos posições em juro real na parte intermediária da curva, com proteção em posições tomadas em juros americanos”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
investing@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar