Fundo Raptor da SPX sofre maior perda mensal em 12 anos
O multimercado brasileiro SPX Raptor, que bate todos os seus pares nos últimos dois anos, registrou uma queda mensal recorde em novembro, penalizado por perdas nos principais mercados em que opera.
O fundo, gerido pela SPX Capital, caiu 11% no mês passado após taxas, o maior recuo mensal desde seu lançamento em dezembro de 2010.
Uma queda dessa magnitude sua primeira perda mensal de dois dígitos é extremamente incomum para o Raptor, que é uma versão com mais risco do carro-chefe da gestora, o Nimitz, e foi criado por Daniel Schneider, Bruno Pandolfi e Rogério Xavier.
“As principais contribuições negativas vieram dos mercados de juros e moedas”, disse a SPX, que tem mais de R$ 77 bilhões sob gestão, em carta a cotistas. “Os mercados de ações, commodities e crédito também apresentaram perdas, em menores magnitudes”, disse o fundo.
A SPX possui posições aplicadas que ganham com o fechamento de taxas em países onde acredita que o “próximo grande movimento” será de corte de juros.
O fundo também está tomado apostando na alta de juros em nações que estão atrasadas em seu ciclo de aperto monetário.
O fundo atualmente não possui posições relevantes no mercado de moedas, segundo a carta. Em sua comunicação anterior, a SPX havia dito que possuía alocações compradas no dólar americano.
O Bloomberg Dollar Index recuou 4,8% em novembro, maior tombo desde 2009. A divisa sofreu com sinais preliminares de que a inflação nos EUA chegou ao pico, enquanto JPMorgan Asset Management e Morgan Stanley disseram que a era do dólar forte está perto do fim.
A SPX não comenta além da carta. O Raptor foi o multimercado doméstico monitorado pela Bloomberg com melhor performance no primeiro semestre do ano e sobe 33% no acumulado do ano, superando 99% dos pares.
O Vista Multiestratégia da Vista Capital sofreu um revés parecido em setembro. O fundo, que liderou os ganhos acumulados no ano na indústria em alguns momentos, caiu 13% naquele mês em meio a uma combinação de petróleo em queda e aperto de juros nos EUA.
O Anbima Hedge Funds Index caiu 1,5% em novembro, seu pior mês desde julho do ano passado.