BusinessTimes

Fundo que apostou contra Treasuries compra dívida de emergentes

30 nov 2022, 11:27 - atualizado em 30 nov 2022, 11:27
ações
Em contraste, os investidores dos Treasuries sofreram uma perda de 12,4% (Imagem: Pexels)

Mark Nash, que estava pessimista em relação a títulos incluindo Treasuries e crédito, diz que há valor na dívida soberana de mercados emergentes.

“Nós apostamos contra tudo”, disse Nash, que supervisiona o Jupiter Strategic Absolute Return Bond Fund, que bateu 96% de seus pares este ano.

Mas “gostamos de títulos de mercados emergentes locais sem hedge”.

Nash favorece títulos vendidos pelo Brasil, Indonésia e México – algumas das dívidas soberanas com melhor desempenho neste ano, já que se beneficiaram de um boom de commodities, aumentos antecipados de juros e menores temores de um Federal Reserve hawkish.

Ele acha que eles só têm mais a ganhar com a inflação relativamente sob controle, enquanto os juros reais positivos aumentam seu apelo.

A aposta está dando certo para o fundo, que ganhou 5,7% este ano em meio a uma queda anual recorde nos títulos dos Estados Unidos.

Os títulos da dívida do Brasil subiram 11% em 2022, enquanto as notas do México as notas subiram 5,4%.

Em contraste, os investidores dos Treasuries sofreram uma perda de 12,4%.

As apostas de Nash podem mostrar que ainda há bolsões de oportunidade no espaço de renda fixa, depois de um ano em que o aumento das taxas de juros e a alta da inflação infligiram perdas dolorosas aos investidores.

Os sinais de que o Fed possa diminuir seu ritmo de aperto estão ajudando a reavivar o apetite por títulos.

“Estamos entrando em um mundo diferente, no qual os preços e recursos das commodities são caros – o ativo escasso agora é a energia, são as commodities”, disse Nash, que ajuda a administrar US$ 1,5 bilhão na Jupiter Asset Management.

Alguns mercados emergentes “têm altos rendimentos reais, têm melhores saldos comerciais e geralmente têm melhores cofres fiscais”.

O fundo registrou um turnover de 650% em títulos negociados este ano e também “liquidou” uma grande parte das posições vendidas em dívida soberana de mercados desenvolvidos em meio à recente recuperação global de títulos, disse o gestor de recursos com sede em Londres.

Ainda mantém alguma exposição pessimista aos Treasuries, gilts e títulos do governo japonês.

Aqui estão os comentários editados de uma sessão de perguntas e respostas com Nash:

Vender dólar

Estamos com venda em dólar, fazendo essa mudança há quatro semanas. Eu acho que com o tempo o dólar cai. O fundo tem posições compradas no dólar australiano, real brasileiro, rupia indonésia e dólar canadense.

Aposta de inflação

Eventualmente, o que acontecerá é que a inflação cairá globalmente e cairá muito nos mercados emergentes. Esses bancos centrais podem realmente começar a afrouxar a política para apoiar o crescimento, enquanto no Ocidente a política será mantida rígida para manter o crescimento baixo. Essa diferença irá dar suporte aos fundamentos de mercados emergentes.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

bloomberg@moneytimes.com.br