Fundo imobiliário tomba 10% após notícia ruim para investidores; Índice sobe na semana
O índice de fundos imobiliários (Ifix) B3 encerrou o pregão desta sexta-feira (08) em alta, voltando a ficar mais perto do patamar de 3.200 pontos, perdido há dois meses.
Com isso, o Ifix fechou com ganhos de 0,31% (após ajustes), aos 3.189 pontos.
Entre os mais de 100 fundos listados, o BTG Pactual Agro Logística (BTAL11) liderou as altas, de 3,44%.
Por outro lado, o BlueMacaw Logística (BLMG11) despencou 10,33% após divulgar o valor do dividendo a ser pago este mês 54% abaixo do pago em novembro.
O FII anunciou que distribuirá R$ 0,30 por cota em 14 de dezembro, aos cotistas posicionados ontem. O provento do mês anterior foi de R$ 0,66 por cota.
Os fundos imobiliários mais recomendados para investir em dezembro
O BLMG11 explicou que, apesar de não ter taxa de vacância e ter boa geração de caixa, o momento é de reduzir a alavancagem, principalmente a que está vinculada ao ativo de Jandira.
Portanto, o fundo fará uma amortização antecipada do Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) Jandira neste mês. Desta forma, houve o impacto no dividendo deste mês e “potencialmente em um mês adicional de maneira mais expressiva”, adiantou o FII.
Além disso, o BLMG11 disse que busca proprietários de ativos logísticos que tenham interesse em contribuir com o fundo por meio de troca de cotas emitidas ao valor patrimonial.
O fundo imobiliário teria a possiblidade de fazer liquidez com seus ativos e seguir o plano de pagamento de alavancagem. Como também, emitir cotas a prêmio do valor de mercado, o que beneficiaria o cotista atual.
- OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM DEZEMBRO: Confira o FII preferido para investir neste mês, segundo o analista Caio Araujo. Clique aqui e assista ao Giro do Mercado!
Fundos imobiliários de destaque na semana
Com a alta de hoje, o Ifix fecha a semana com valorização de 0,40% (após ajustes). No período, o Riza Arctium Real Estate (RZAT11) exibiu o melhor desempenho (+4,89%).
Em contrapartida, o BLMG11 foi o que mais tombou na semana (-14,70%) ao engatar cinco dias seguidos de sinal negativo.
*As cotações citadas são do site Investing.com