Fundo imobiliário resiliente ao vaivém do varejo deve ser comprado agora, diz BTG
A popularidade dos fundos imobiliários cresce constantemente diante da procura pelos investidores de alternativas além da renda fixa.
Inserido neste contexto, o BTG Pactual listou recomendação de compra para o fundo imobiliário XP Malls (XPML11).
O portfólio deste fundo possui 12 ativos, com 95 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável).
A taxa de inadimplência líquida dos shoppings é de 0,5% e a taxa de ocupação é de 96%.
Participações minoritárias
“O fundo tem como objetivo investir em shopping centers localizados em cidades maduras e resilientes, que tenham ABL (Área Bruta Locável) superior a 15 mil metros quadrados e alto adensamento demográfico”, explicam os analistas Daniel Marinelli e Gustavo Cambauva.
Desta forma, o XP Malls possui como estratégia de investimento a “aquisição de participações minoritárias nos ativos”, ficando a administração por conta das próprias empresas.
A tese de investimento está fundamentada nos seguintes pontos: (i) carteira diversificada; (ii) exposição ao segmento de shopping center; (iii) capacidade de gestão da XP Asset; e (iv) ótima liquidez.
“O segmento de shopping centers possui exposição ao varejo de forma resiliente, com baixo risco de vacância e crédito”, afirma o banco.
Otimismo
Em adição, Cambauva e Marinelli destacam os níveis baixos de juro e inflação como motivos de otimismo para o setor de shopping centers.
“Nesse sentido, espera-se um aumento nas vendas, menor inadimplência, queda da vacância, diminuição dos descontos e leasing spread positivo nos contratos de aluguéis, que possibilitarão uma maior distribuição de proventos”, completa o BTG Pactual.