ImóvelTimes

Fundo imobiliário perde inquilino em região ‘cobiçada’; Após recordes, Ifix caminha para o tetra

29 fev 2024, 12:34 - atualizado em 29 fev 2024, 12:37
fundos imobiliários fiis ifix índice logística galpões
Índice de fundos imobiliários volta a subir após sequência negativa e caminha para mais uma alta mensal; FII perde inquilino (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Com um dia a mais no calendário, fevereiro vai chegando ao fim. Marcado por sucessivas máximas históricas, o mês caminha para encerrar positivo para o índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3.

Na verdade, mais um. Com os ganhos no pregão desta quinta-feira (29), o índice engata o quarto mês seguido de valorização.

Por volta das 12h30 (de Brasília), o Ifix subia 0,35%, aos 3.355 pontos, interrompendo três dias seguidos de queda.



Entre os mais de 100 FIIs listados, o XP Log (XPLG11) liderava as altas, de 1,6%, após uma sequência de quatro perdas seguidas.

Por outro lado, o BRPR Corporate Offices (BROF11) registrava a maior queda do dia, de 3,4%. Entretanto, o BROF11 exibe um dos melhores desempenhos do mês, com avanço de 5,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundos imobiliários encaram devolução e atraso de aluguel

Dois fundos imobiliários de logística enfrentam problemas com inquilinos.

O LogCP Inter (LGCP11) informou ao mercado que a empresa Mundial Logística não renovará o contrato de locação do ativo Log Gaiolli Business, em Guarulhos (SP).

Em comunicado, o LGCP11 explica que a locatária iniciará as obras para adequar o imóvel às condições em que o recebeu no início da locação. Além disso, a Mundial será pagando o aluguel e os encargos até a devolução do galpão.

O FII comenta que, considerando a atual receita mensal de locação estar ligeiramente abaixo do praticado na região, a expectativa é de oportunidade potencial para captura de valor.

Por que essa região é ‘desafiadora’ para FIIs de lajes?

Já o Genial Logística (GLOG11) enfrenta novamente problemas com a CT Botelho. Locatária dos módulos 2 e 3 do Galpão B do Parque Logístico Pernambuco, a empresa está inadimplente com o aluguel de janeiro, vencido em fevereiro.

Contudo, apesar do impacto negativo nos recebimentos do FII, a distribuição de rendimentos a ser paga aos cotistas em março será a mesma estimada no fim do mês passado, de R$ 0,50 a R$ 0,52 por cota.

O GLOG11 ressaltou que esse valor será mantido neste semestre.

O fundo imobiliário da Genial vem lidando com atrasos de pagamento da inquilina desde o começo do ano passado.

*As cotações citadas são do site Investing.com