Fundo imobiliário abre a semana patinando e papel volta a ser destaque
O fundo imobiliário Hectare CE (HCTR11) volta a ser destaque no pregão desta segunda-feira (20) por liderar as quedas entre os FIIs que compõem o índice referência do setor na B3, o Ifix.
Recentemente, o fundo imobiliário anunciou o pagamento de dividendos de fevereiro. Contudo, foi o menor valor por cota em um ano, de R$ 0,70 por cota, contra R$ 1,00 por cota referente a janeiro. O que representa um dividend yield de 0,58% em relação à cota patrimonial e de 0,80% em relação à cota a mercado, diz o relatório gerencial do fundo.
Segundo o Hectare, esse resultado é explicado majoritariamente por fatores macroeconômicos, que vêm impactando o desempenho dos ativos em carteira.
“Ativos de crédito high yield possuem como característica principal a busca por retornos acima da média do mercado. Para isso, são expostos a setores e a operações de maior complexidade na estruturação e gestão”, justificam os gestores do fundo.
Eles acrescentam que, dados globais compilados pela Bloomberg comprovam a tese e mostram que ativos high yield tendem a ter desempenho muito acima do mercado em janelas longas de tempo, apesar de uma volatilidade mais alta em alguns períodos.
O Hectare acumula até o momento uma forte queda de 20%, uma das maiores do Ifix, após engatar uma sequência negativa de sete recuos seguidos. Entretanto, na semana passada, o fundo chegou a disparar 10% em um pregão de correção. Porém, voltou a exibir perdas.
Índice de fundos imobiliários
Já o índice de fundos imobiliários abre a semana patinando e, por volta das 11h25 (de Brasília), operava sem direção definida. O Ifix abriu os negócios em alta, depois passou a exibir viés de queda, mas opera estável.
Em contrapartida, no horário acima, o destaque de alta era o fundo Bluemacaw Renda (BLMR11), que subia 1,3%.