BusinessTimes

Fundo do BTG avalia oferta por empresa da TIM no Brasil

03 fev 2021, 10:08 - atualizado em 03 fev 2021, 10:08
TIMP4 TIM
A TIM planeja entrar com seus ativos e ter uma participação de 49% na empresa que pretende criar (Imagem: Reuters/Remo Casilli)

Fundo de private equity do BTG Pactual (BPAC11) está entre os investidores que cogitam uma oferta por uma participação de 51% em uma empresa de fibra óptica que a TIM (TIMS3) está planejando criar, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

A TIM planeja entrar com seus ativos e ter uma participação de 49% na empresa, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas porque as discussões não são públicas.

A ideia é oferecer aos investidores três cadeiras no conselho de administração da nova unidade, sendo que mais duas seriam da TIM e outras duas de independentes, disseram as pessoas. A TIM contratou o UBS para encontrar sócios, segundo as pessoas.

A TIM, a unidade brasileira da Telecom Italia SpA sediada em Milão, e a Telefônica Brasil estão segregando parte de seus ativos de fibra óptica no Brasil em unidades separadas para que possam fornecer serviços a terceiros e ganhar mais com a infraestrutura que já possuem.

As companhias também podem buscar financiamento para expansão vendendo as ações da unidade para investidores financeiros, incluindo fundos de private equity e de infraestrutura.

A subsidiária brasileira da Telefonica com sede em Madri, contratou o Santander como assessor, disseram as pessoas, e planeja vender até 50% de sua unidade de fibra óptica no Brasil, mantendo os 50% restantes.

BTG, UBS, Santander e Telefônica não quiseram comentar. TIM não respondeu imediatamente pedidos de comentário por email.

bloomberg@moneytimes.com.br