CryptoTimes

Fundo de bitcoin da Grayscale tem queda recorde de 19%

23 abr 2021, 10:05 - atualizado em 23 abr 2021, 10:05
Um motivo para que investidores comprem bitcoin de maneira indireta via Grayscale é justamente para evitarem o “trabalho” de pensarem onde vão comprar e armazenar suas moedas, cumprir com leis locais ou declarar imposto de renda (Imagem: Twitter/Grayscale)

O produto Bitcoin Trust (GBTC) da Grayscale, que está sendo negociado a um desconto há dois meses, atingiu uma baixa recorde nessa quinta-feira (22).

O prêmio do GBTC caiu para -18,92% — seu ponto histórico mais baixo, segundo dados da YCharts. Isso significa que o preço de mercado das ações GBTC é 19% menor do que seu valor patrimonial líquido (NAV).

(Imagem: YCharts)

GBTC começou a ser negociado a um desconto pela primeira vez no fim de fevereiro.

Existem diversos fatores por trás da queda, incluindo os novos produtos competitivos no mercado, incluindo os fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin no Canadá, a alta pressão de venda por grandes investidores e a falta de capital no GBTC.

Grayscale, a gestora do produto, interrompeu novos investimentos em GBTC no mês passado.

Digital Currency Group (DCG), empresa-mãe da Grayscale, afirmou que iria comprar até US$ 250 milhões em ações da Grayscale, mas isso não parece ter ajudado no desconto do GBTC.

O desconto contínuo fez com que Marlton, empresa de gestão de investimentos com bastante investimento no GBTC, escrevesse uma carta aberta à Grayscale este mês.

Marlton pediu que Grayscale realizasse uma oferta de aquisição de suas ações, já que o desconto foi traduzido em fortes perdas para seus acionistas.

Recentemente, comentadores do mercado contaram ao The Block que a conversão do GBTC em um ETF de bitcoin poderia ser a melhor aposta para a Grayscale.

Grayscale anunciou que está “100% comprometida” em transformar o GBTC em um ETF de bitcoin. Porém, o CEO Michael Sonnenshein disse que o ambiente regulatório nos EUA ainda não está pronto para isso.