CryptoTimes

Fundador da Ethereum (ETH) diz que atualização completa ainda está muito longe; entenda

23 jul 2022, 18:00 - atualizado em 22 jul 2022, 15:04
ethereum atualização merge
(Imagem: YouTube/Grand Amphi Théatre)

Recentemente, a atualização do Ethereum (ETH) chamada The Merge teve uma data definida. A atualização – que irá fundir a camada de consenso Beacon Chain com a rede de contratos inteligentes – tem previsão para setembro.

O The Merge, tem como objetivo modificar o algoritmo de consenso – forma de validar transações na rede – da Ethereum de prova de trabalho – ou mineração – para prova de aposta – ou stake.

Entretanto, é importante lembrar – como lembrou o próprio criador da Ethereum, Vitalik Buterin – que a atualização ainda está longe de acabar. A próxima fase dessa série de mudanças na rede em nome, é o “The Surge”.

Quais são as atualizações que o Ethereum (ETH) vai passar?

Nesta quinta-feira (21), enquanto falava na Conferência Anual da Comunidade Ethereum (EthCC) em Paris, Buterin afirmou que “após a fusão, poderemos construir um cliente Ethereum que nem sabe que a fase de prova de trabalho aconteceu”.

“Os defensores do Bitcoin (BTC) consideram o Bitcoin 80% completo, mas os apoiadores do Ethereum acreditam que o Ethereum está apenas 40% completo. Após o The Merge, que deve ser concluído em setembro, o Ethereum ainda estará cerca de 55% completo”, disse.

Além disso, ele também destacou, e explicou, sobre as outras fases após o The Merge. O “The Surge” (ou “o surto”, em tradução livre) de acordo com Vitalik será a próxima fase do planejamento da rede, que visa aumentar a escalabilidade para rollups por meio de “sharding”.

O modelo de “shardings” trata-se de uma tecnologia onde o blockchain é dividido em algumas partes, e cada parte é responsável por uma determinada função. O modelo busca aliviar o tráfego da rede e consequentemente aumentar a escalabilidade.

Um blockchain que atualmente já utiliza os shardings é a Near Protocol (NEAR).

Após o Merge e o Surge, a próxima fase de atualização na rede é o “The Verge” (ou “o limite/margem, em tradução livre) – que no hard fork – bifurcação do blockchain –  irá implementar a chamada “Árvore Verkle”.

Simplificando, o Verkle será muito parecido com a “Árvore Merkle” – estrutura utilizada pelo bitcoin e outras criptomoedas, as árvores Merkle servem para codificar dados blockchain de forma mais eficiente e segura.

O objetivo é que a rede Ethereum chegue a confiar totalmente no Verkle para armazenamento de dados e segurança da rede. Na opinião de Buterin, essa fase será “ótima para a descentralização”.

Para ele, essas atualizações técnicas permitirão que os usuários se tornem validadores de rede sem precisar armazenar grandes quantidades de dados em suas máquinas.

Em uma rede de proof-of-stake (prova de aposta), validadores com Ethers bloqueados ou “em stake” confirmam e verificam as transações.

A penúltima etapa será o “The Purge” (ou “o expurgo”, em tradução livre), que abrangerá tanto a declaração de expirações quanto a exclusão de antigas tecnologias tidas como irrelevantes após tantas atualizações.

“O The Purge: tentar realmente reduzir a quantidade de espaço que você precisa ter no disco rígido, tentar simplificar o protocolo Ethereum ao longo do tempo e não exigir que os nós armazenem o histórico”, disse Buterin.

Por fim, vem o “The Splurge” (ou “a farra”, em tradução livre), que Vitalik definiu apenas como “todas as outras coisas divertidas”.

O resultado final pode afetar o preço do Ethereum (ETH)?

Ao fim das atualizações, caso tudo ocorra perfeitamente conforme o previsto, a rede Ethereum (ETH) será mais rápida, escalável, com taxas mais baratas e um token nativo – o Ether – deflacionário.

Conforme analistas, essas características em um cenário ideal, podem pressionar a demanda pelo ether, uma vez que a atração de desenvolvedores construindo na Ethereum pode aumentar.

A partir deste aumento, é possível que o ecossistema de aplicações na rede aumente, o que faria com que usuários precisassem de mais ether para interagir com as plataformas.

A somatória desses pontos, com o fato do ether ser – em um futuro próximo – totalmente deflacionário, pode aumentar a demanda e apertar a oferta, fazendo com que o preço do criptoativo suba.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar