Blockchain

Fundação IOTA firma parceria com a Jaguar Land Rover

30 ago 2019, 17:00 - atualizado em 30 ago 2019, 16:40
A Fundação IOTA juntamente com parceiros lançou a primeira prova de conceito do seu sistema para o modelo I-Pace da Jaguar Land Rover (Imagem: Cryptowatch)

A Fundação IOTA com sede na Alemanha, apresentou sua primeira prova de conceito (PoC) de um sistema de recarga inteligente desenvolvida em colaboração com a Jaguar Land Rover, ENGIE Lab CRIGEN e o Grupo ENGIE, um operador de energia francês.

O anúncio foi feito por Dominik Schiener, CEO da Fundação IOTA, sobre o primeiro teste com a solução:

 

Para validar a origem da energia, todo o processo será rastreado via Tangle, o blockchain da IOTA. Onde será possível criar um registro inviolável de todas as transações e fontes de energia usadas para carregamento do veículo.

A apresentação fora realizada em Trodheim na Noruega, na sede da Powerhouse. Uma empresa que constrói edifícios auto sustentáveis com painéis solares.

A iniciativa da Jaguar segue sua política de criar carros cada vez mais sustentáveis e dotados de tecnologias de redes, onde os sistemas Machine to Machine (M2M) estejam presentes e tragam benefícios para seus clientes. A tecnologia da IOTA aborda exatamente esse mercado de M2M e Internet of Things (IoT) que tenderá a crescer exponencialmente nos próximos anos.

De acordo com um estudo realizado pela Idate faturou-se € 40 bilhões em 2017 com soluções de M2M. Segundo a Cisco 58% das transferências de dados em 2020 serão feitas entre machine to machine (contra 38% em 2015).

O Jaguar I-Pace é equipado com uma Carteira Inteligente desenvolvida pela Jaguar Land Rover que utiliza a tecnologia da IOTA. A carteira permite que o veículo ganhe tokens IOTA de forma autônoma por relatar dados sobre buracos, condições climáticas, tráfego e outros dados telemétricos. Com informações do blog oficial da Fundação IOTA.