BusinessTimes

FTC apresentará descobertas sobre aquisições menores de grandes empresas de tecnologia

15 set 2021, 10:17 - atualizado em 15 set 2021, 10:17
Facebook
A FTC já processou o Facebook por supostamente violar a lei antitruste e pediu a um juiz para desfazer os acordos do Facebook envolvendo os aplicativos de compartilhamento de fotos Instagram e de mensagens WhatsApp (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A equipe da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) apresentará suas descobertas nesta quarta-feira sobre acordos comerciais feitos por plataformas de tecnologia como Facebook e Google, da Alphabet, que às vezes eram pequenos demais para uma análise antitruste.

A agência, que começou a realizar reuniões abertas depois que a progressista Lina Khan se tornou presidente em junho, ouvirá sobre as aquisições dos gigantes de tecnologia feitas entre 2010 e 2019. Além de Facebook (FB) e Google (GOOGL), a agência também coletou dados de Amazon (AMZN), Apple (AAPLAAPL34) e Microsoft (MSFT).

A FTC já processou o Facebook por supostamente violar a lei antitruste e pediu a um juiz para desfazer os acordos do Facebook envolvendo os aplicativos de compartilhamento de fotos Instagram e de mensagens WhatsApp, embora ambos tenham sido analisados ​​pela agência.

Os cinco comissários também devem votar para descartar as diretrizes colocadas em prática durante o governo Trump com relação a acordos verticais, que combinam uma empresa com um de seus fornecedores. A expectativa é de que as novas diretrizes sejam mais rígidas.

A FTC raramente busca impedir acordos verticais, mas o fez recentemente quando pediu a um juiz que interrompesse o acordo da empresa de biotecnologia Illumina para comprar a Grail, uma ex-subsidiária.

reuters@moneytimes.com.br