Internacional

Frio extremo nos EUA deixa 400 mil no norte do México sem energia

15 fev 2021, 15:00 - atualizado em 15 fev 2021, 15:22
Problemas de energia no Texas foram desencadeados no final de semana quando o frio, combinado com neve e chuva, tomou grande parte dos EUA (Imagem: Pixabay)

Um congelamento severo e raro que aumentou a demanda de energia no Texas obrigou a distribuidora do Estado norte-americano a impor blecautes rotativos que deixaram mais de 2 milhões de clientes sem eletricidade nesta segunda-feira.

O site PowerOutage.us, um projeto em andamento para o monitoramento de blecautes, disse que 2.703.967 texanos sofreram com a falta de energia a partir das 22h49.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou uma emergência nesta segunda-feira e liberou assistência federal ao Texas, onde as temperaturas caíram de 6 para 22 graus Celsius negativos.

O Aeroporto Intercontinental George Bush de Houston disse em um comunicado que seu campo aéreo ficaria fechado até as 13h, e o Aeroporto Hobby da cidade cessaria as operações ao menos até a terça-feira por causa do clima inclemente.

Além do Texas, grande parte do país, do noroeste do Pacífico às Grandes Planícies e os Estados do meio do Atlântico, ficou sujeito a um clima congelante durante os três dias do final de semana e do feriado do Dia dos Presidentes.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot) procurou cortar o uso de energia em reação a um recorde invernal.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar