AgroTimes

Frigoríficos no 3T22: Só uma ação se salva com virada do ciclo do gado nos EUA; veja os papéis para evitar

19 out 2022, 15:38 - atualizado em 20 out 2022, 14:49
Frigorificos
Riscos para frigoríficos no 3T22: ausência de maior diversificação geográfica e de proteínas animal (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

Os frigoríficos devem ficar no rol de setores com pior desempenho no terceiro trimestre (3T22). O analista de ações da AF Invest Hugo Baeta alerta que a virada do ciclo de gado nos Estados Unidos ganha força na reta final do ano. Apenas uma ação se salva e ainda tem recomendação de compra.

“A diferença entre os valores que os frigoríficos compram e vendem os novilhos está menor. Mas isso é natural, por ser uma atividade cíclica”, avalia.

Vale ressaltar que os piores desempenhos no 3T22 são com base na comparação com sequência anterior — que devem ser mais baixos — e não necessariamente indicam um desempenho ruim.

Dando nome aos bois, o operador de renda variável da Venice Investimentos José Victor Mori destaca de cara que as ações da BRF (BRFS3) e da Marfrig (MRFG3) são as apostas mais arriscadas de investimento em proteína animal.

“Dentre os fatores que podem afetar bastante o balanço nesse terceiro trimestre, temos o câmbio, para as empresas que não realizaram uma estrutura de hedge, uma proteção por essa variação cambial que está ocorrendo nos últimos meses, podem ser um pouco mais prejudicadas”, explica Mori.

A ausência de maior diversificação geográfica e de proteínas animal também restringe o apetite dos investidores por BRF e Marfrig.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação que se salva

Entre os quatro frigoríficos listados na B3, resta falar sobre a JBS (JBSS3) e o Minerva Foods (BEEF3) nesta nova safra de balanços.

Ambas as companhias são as candidatas menos prováveis a sofrerem com o revés do setor no terceiro trimestre. Mas sempre tem aquela que é a melhor escolha para o investidor.

O Bank of America aponta a JBS como a sua ação favorita em frigoríficos no terceiro trimestre, reiterando sua recomendação de compra.

“A JBS é o frigorífico com operações mais diversificadas listado na Bolsa brasileira, além de negociar com atrativo valuation na comparação com seus pares”, afirma o banco.

Agenda de resultados

A BRF e o Minerva Foods divulgam balanço referente ao terceiro trimestre no próximo dia 9 de novembro, após o fechamento do mercado.

Já a JBS e a Marfrig apresentam resultados no próximo dia 10 de novembro, após o fechamento do mercado.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.