Frigoríficos: Ações de BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG) e JBS (JBSS3) caem com surto de gripe aviária nos EUA
As principais ações de frigoríficos lideram as baixas do Ibovespa (IBOV) na manhã desta terça-feira (21). A BRF (BRFS3) é o papel que mais sofre, com queda de mais de 7% por volta das 12h; seguida de Marfrig (MRFG3), que cai mais de 6%; e JBS (JBSS3), com baixa de 4,2%.
De acordo com fontes do Broadcast, as ações são puxadas para baixo por conta dos casos de gripe aviária nos principais estados produtores de frango nos Estados Unidos (EUA). Com os animais contaminados, o custo das empresas tende a aumentar e o crescimento da operação fica limitado.
Surto de gripe aviária nos EUA
Na segunda-feira (20), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou um comunicado aos seus associados sobre a confirmação de um surto de Influenza Aviária em aves comerciais no estado da Geórgia, nos EUA. Na próxima semana, o estado recebe a feira IPPE 2025 (International Production & Processing Expo).
A entidade reforçou a necessidade de medidas rigorosas de biosseguridade dos participantes do evento no retorno ao Brasil, com o objetivo de proteger o setor produtivo nacional de potenciais riscos de contaminação. A ABPA ainda destacou que o Brasil é um dos poucos países grandes produtores a nunca registrar Influenza Aviária em aves comerciais.
Na última sexta-feira (17), o Departamento de Agricultura da Geórgia suspendeu todos os eventos que contam com a exibição de aves vivas. O IPPE foi mantido porque não inclui esse tipo de exposição.
Além do estado da Georgia, houve registros de animais contaminados em Ohio, Delaware, Michigan, California, Maryland, Missouri, Indiana e Carolina do Norte.