Economia

Fraude na Estrella Galicia? Veja como criminosos estão enganando os consumidores; prejuízo de R$ 2,5 mil

28 maio 2023, 15:00 - atualizado em 26 maio 2023, 16:06
Estrella Galicia: Os fraudadores usavam preços abaixo do valor de mercado para atrair suas vítimas (Imagem: Facebook/Estrella Galicia Brasil)

A Estrella Galicia entrou no radar de criminosos. Os fraudadores se apropriaram da logo e do CNPJ da multinacional, para anunciar, no Facebook, catálogos de venda com produtos diversos – indo de limpeza até alimentação.

Um consumidor paranaense caiu no golpe e, após não receber o que havia comprado, moveu um processo contra a companhia. Contudo, o judiciário julgou a ação indenizatória improcedente.

O reclamante comprou mercadorias através do anúncio na rede social. O prejuízo foi de R$ 2,5 mil em produtos para revenda. Apesar da tentativa, ele não obteve sucesso na ação que requeria da Estrella Galicia a devolução do valor pago e danos morais.

De acordo com Letícia Piasecki, sócia do Meira Breseghello Advogados, escritório responsável pela defesa da Estrella Galicia, os fraudadores usavam preços abaixo do valor de mercado para atrair suas vítimas.

“Os consumidores eram direcionados para conversas no WhatsApp e orientados a realizar pagamentos em uma conta corrente de pessoa física”, explica.

A defesa contestou a ação indenizatória do consumidor, destacando que a companhia não realiza venda de outros produtos que não seja as cervejas, produzidas pelo grupo. Além disso, mesmo a venda de produtos exclusivos, não é feita diretamente aos consumidores finais.

Segundo a defesa, essas vendas só ocorrem por distribuidores, razão pela qual, só recebe transferências em conta bancária vinculada ao seu CNPJ.

Embora tenham autorizado a divulgação, a Estrella Galicia não quis se pronunciar sobre o assunto.

Estrella Galicia: Como se proteger?

Letícia Piasecki listou algumas dicas para os consumidores não cometerem o mesmo erro mencionado acima, e se protegerem dos fraudadores. São elas:

  1. Pesquise sobre a idoneidade e informações da atividade desempenhada pela empresa, seja na Receita Federal, plataformas oficiais, SAC, entre outros;
  2.  Desconfie de promoções de produtos com preço abaixo do praticado pelo mercado;
  3. Verifique se o anúncio encaminha ao site/canais oficiais da empresa para as tratativas;
  4. Se atente ao realizar pagamentos de boletos (como o banco cedente, por exemplo) ou transferências bancárias em nome de pessoa física;
  5. Se atente nas informações do anúncio, pois os fraudadores estão utilizando das informações das empresas idôneas no mercado para chamar a atenção do consumidor (CNPJ; razão social; logo da marca);
  6. Ao identificar alguma atividade incomum, buscar os canais oficiais da empresa antes de concluir qualquer transação;

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar