Franquias: Setor que mais cresceu no 3T23 tem marcas que fazem lucrar até R$ 45 mil por mês
As franquias de alimentação foram as que mais cresceram no 3º trimestre de 2023 (3T23), de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A edição mais recente da pesquisa de desempenho apurou que, no período, o setor atingiu um faturamento 17,5% maior, na comparação com o mesmo período de 2022. O faturamento médio por unidade chegou a ordem de R$ 382,5 mil.
Pensando nisso, o Money Times listou cinco marcas de Food Service, com investimento inicial a partir de R$ 6 mil e lucros que chegam a R$ 45 mil.
- As melhores e as piores ações de 2023: Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista? Confira no Giro do Mercado e prepare sua carteira para o próximo ano, é só clicar aqui:
Hora de empreender?
O ano vai se despedindo e Marcelo Cherto, da Cherto Consultoria, avalia que “estamos diante de um futuro empolgante no franchising, no qual inovação, ousadia e responsabilidade caminharão lado a lado para colocar o Brasil numa posição ainda mais elevada do ranking global das franquias”.
Cherto destaca que o mercado de franquias, no Brasil, amadureceu e vem evoluindo, sendo “no fundo, apenas um reflexo das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, em nossos hábitos de consumo e em nossa visão de mundo”.
Franquias para investir e arrancar lucros de até R$ 45 mil
Mr. Fit
A marca focada em alimentação saudável é associada à ABF e já tem mais de 500 unidades franqueadas. Os modelos de negócio são home office, nuvem (delivery de comida fresca), delivery tradicional, cafeteria, quiosque, loja de rua, loja de shopping e loja gourmet.
O investimento inicial parte de R$ 6 mil, incluso a taxa de franquia. O payback (retorno) e breakeven (equilíbrio) acontecem em até 12 meses.
O faturamento médio mensal é de R$ 2 mil a R$ 20 mil com margem de lucro de 20% a 30%. Pelos cálculos, um lucro mensal de R$ 6 mil.
Crepefy
A marca de crepes também é associada à ABF. Entrou para o franchising este ano com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque.
O investimento inicial parte de R$ 80 mil, com payback e breakeven chegando entre 9 a 18 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 25 mil, enquanto o lucro líquido médio mensal varia entre 18% a 25%. Pelos cálculos, são R$ 6,2 mil por mês.
The Good Cop
A rede conhecida por fazer donuts inspirados na série de animação “Os Simpsons”, pede um investimento mínimo de R$ 150 mil, com o payback e breakeven chegando entre 18 a 24 meses.
Cada ponto alcança um faturando médio mensal de R$ 70 mil e o franqueado ganha de 10% a 20% desse valor. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 14 mil por mês.
Splash Bebidas Urbanas
Associada à ABF, a franquia de bebidas e alimentos prontos para o consumo pede um investimento inicial de R$ 160 mil, com payback e breakeven vindo em 18 meses. O faturamento médio mensal é R$ 40 mil, com lucro médio em 20%. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 8 mil por mês.
Dickey’s Barbecue Pit
A franquia de churrasco foi criada no Texas e possui mais de 500 unidades. A marca pede o maior investimento inicial, chegando a R$ 910 mil, o modelo “express” e praça de alimentação.
O payback e breakeven acontecem em 36 meses. O faturamento médio mensal fica entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, com lucratividade entre 10% a 15%. Pelos cálculos, um lucro mensal de R$ 45 mil.