BusinessTimes

Franquias: Setor pode crescer 9% e movimentar R$ 201,7 bilhões em 2022, diz ABF

16 fev 2022, 15:09 - atualizado em 16 fev 2022, 15:09
Bar Restaurante
Para o presidente da ABF, manter um ritmo de crescimento de forma saudável é um desafio para 2022 (Imagem: Pixabay/BW_n_MT)

O setor de franquias pode crescer 9% e movimentar mais de R$ 201,7 bilhões em 2022, segundo um levantamento da  Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado nesta quarta-feira (16).

Em relação ao número de redes, a associação espera um crescimento de 5%, com o setor chegando a 3.026 marcas. O número de unidades tende a crescer 7%, chegando a 182,9 mil abertas.

“Quando analisamos o desempenho trimestral das franquias, notamos a formação de uma curva de recuperação que esperamos que vá se manter em 2022″, diz André Friedheim.

Como desafios para 2022, ele lista fatores como uma boa governança e manter um ritmo de crescimento de forma saudável, sem vender franquias de forma descabida, com o “intuito de apenas vender por vender”.

“Deve haver também um grande acompanhamento do franqueador sobre suas franquias para que o negócio mantenha uma boa qualidade, mesmo com a dificuldade gerada com o acompanhamento de forma online”, explica.

Friedheim comenta ainda que os aprendizados da pandemia irão auxiliar muito, principalmente nas áreas de digitalização e inovação das quais teremos mais maturidade e poderemos extrair mais valor.

“Além disso, os reflexos do crescimento expressivo da base instalada em 2021 devem aparecer com mais força em 2022, dado que, de forma geral, as unidades demoram alguns meses para chegar a seu desempenho pleno”, conclui o presidente da ABF.

Em 2021, o setor de franquias movimentou R$ 185 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 10,7% na comparação com 2020.

McDonald’s perde posição

O McDonald’s (MCDC34) deixou de ser a segunda maior rede de franquias em número de unidades do Brasil, revela a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A rede de fast-food reportou 2585 unidades e ficou atrás da Cacau Show, que cresceu 19% no ano passado com um total de 2827 unidades.

A campeã ainda é a O Boticário com 3652 unidades. No geral, o Brasil possui 170,9 mil unidades de franquias abertas.

No ano passado, o Brasil registrou o número de 2.882 redes de franquias, crescimento de 8% na comparação com 2020.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar