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Franquias: O que é preciso para abrir e acelerar exponencialmente seu negócio?

25 mar 2022, 10:29 - atualizado em 25 mar 2022, 15:20
franquias mapa
Com o conceito de aceleração, franquias podem expandir de forma mais rápida e alcançar novo patamar no Brasil (Imagem: Unsplash/ GeoJango Maps)

Antes usados exclusivamente no ecossistema de startups, os termos incubadora e aceleradora passaram a ser utilizados também para falar sobre franquias, consistindo na metodologia de expandir negócios com alto potencial de desenvolvimento empreendedor e crescimento de unidades.

A expressão “aceleradora de franquias” se popularizou junto aos empresários desse mercado nos 2 últimos anos e hoje é conhecida no Brasil.

Junto com a aceleração, a metodologia de escala de alta performance, um conceito de origem na Endeavor, tornou-se ferramenta fundamental na expansão de franquias.

É importante ressaltar que aceleração não consiste apenas na expansão do número de unidades, mas também envolve melhorias nos processos administrativos, mentorias, treinamentos e há uma rede de relacionamento profissional desenvolvida com o setor.

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Processo para abrir uma franquia

Para quem deseja transformar o negócio em franquia, o primeiro passo é a formatação com suporte de uma consultoria especializada e a realização de um estudo de franqueabilidade, que consiste na avaliação das finanças para entender se o negócio possui margem de lucro para o franqueado e a franqueadora a curto, médio e longo prazo.

Em seguida, é necessário fazer uma análise de todos os manuais, verificar o quanto o negócio tem processos definidos e se contempla manuais de implantação, operação e gestão do negócio.

Todo esse processo de abrir franquia ou de acelerar compreende o desempenho de alta performance, o que envolve a velocidade, sobretudo na tomada de decisão, atitudes na gestão e transparência de fatos e dados.

Como acelerar uma franquia?

“Aceleração não consiste apenas na expansão do número de unidades, mas também envolve melhorias nos processos”, afirma Castelo (Imagem: Divulgação/ 300 Franchising)

Para ter uma marca acelerada, o primeiro passo é que o dono do negócio seja um empreendedor de alto impacto. É necessário empreender com grande capacidade de execução e com o planejamento estratégico definido.

Para empreender com alto impacto é necessário realizar análise de números. Em curto prazo, usa-se um método que integra a análise de gestão, checagem de fluxo de caixa e verificação de processos, com o intuito de entender o nível de escalabilidade do negócio e também a avaliação de satisfação dos franqueados.

Também é necessário que o negócio tenha escala nacional mínima de 300 franquias, com potencial de liderar seu mercado.

Outra observação é que o empresário precisa estar preparado para o crescimento exponencial. Neste aspecto, deve-se fazer uma avaliação para entender se o mesmo está no momento certo para um crescimento tão rápido.

Os métodos para escalar e acelerar o negócio estão atrelados à execução a curto prazo e sustentabilidade no longo período, pois a vantagem competitiva do franchising é crescer rápido.

Para ter um comparativo da escalabilidade dos negócios, nos Estados Unidos a proporção de unidades por marca é de 200 franquias. No Brasil, a média de abertura é de 50. Uma aceleradora de franquias pode contribuir com a mudança desse percentual.

A tecnologia é uma aliada indispensável

Entre as ferramentas em uso, a tecnologia é um dos pilares para uma maior assertividade na operação. São usados softwares para avaliação dos melhores locais para abertura de franquia com avaliação do segmento, alimentação ou estética, por exemplo.

Outro aspecto fundamental é a manutenção de uma plataforma EAD e extranet para comunicação com a rede. É importante levar em consideração a experiência do franqueador e ter o modelo validado em pelo menos três regiões do país, porque a cultura e as adaptações regionais influenciam no resultado.

Leonardo Castelo é presidente da 300 Franchising Exponencial, maior holding aceleradora de franquias do país em número de unidades e com R$ 2,2 bilhões de faturamento sellout. É co-founder da Ecoville, maior rede franquias de produtos de limpeza do Brasil. É Empreendedor Endeavor Global e Empreendedor do Ano EY, considerado o Oscar do empreendedorismo mundial. Foi eleito, em 2019, pela revista Harvard Bussiness como um dos 50 melhores presidentes de empresas do país. É presidente de honra do Instituto Brasileiro de Franquias e diretor vertical de franquias do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). É autor do Best Seller “Sonhe, Acredite e Faça”, da Editora Gente.