Franquias: João Castelo, do 300 Franchising, aponta quatro estratégias de sucesso
As franquias continuam chamando a atenção de quem tem o sonho de empreender. Por serem modelos de negócios previamente testados, a modalidade gera mais confiança e segurança em quem decide seguir o caminho empresarial. No entanto, isso não é garantia de sucesso.
Assim como qualquer empresa, são diversos fatores que contribuem para que uma franquia prospere.
A holding de franquias 300 Franchising espera lucrar com um modelo de negócios que já tem funcionado muito bem no universo das startups há anos: o de aceleração.
Aceleradora com 7 mil unidades franqueadas e faturamento de R$ 6,5 bilhões é a sexta maior do mundo, mas quer crescer ainda mais.
Segundo João Castelo, especialista neste modelo de negócio e conhecido por estar à frente da 300 Franchising, o empreendedor precisa adotar algumas práticas para que a loja tenha sucesso.
“A marca é um diferencial, mas não garante tudo. Cabe ao franqueado se esforçar para que o seu estabelecimento se destaque”, aponta o empresário.
Confira, a seguir, quatro segredos do mundo das franquias que o especialista considera fundamentais.
1) Participe da operação
Para gerenciar uma franquia, é preciso estar presente no dia a dia da operação, sobretudo nos primeiros meses.
A participação ativa do franqueado é fundamental para o sucesso da empresa.
O “olho do dono” também é necessário nesse tipo de negócio. Portanto, dedique-se ao máximo para que a empresa funcione da melhor forma possível.
2) Conheça outros franqueados
Trocar experiências com outros franqueados da mesma rede ajuda muito a aprimorar os negócios.
Pergunte sobre estratégias de vendas, gerenciamento de crises, gestão de pessoas e atendimento ao cliente.
Além disso, vale manter contato com o suporte da franqueadora para pôr em prática os melhores processos disponíveis.
3) Aprimore o atendimento
As franquias, mais do que qualquer outro tipo de negócio, precisam manter uma boa relação com os clientes.
A marca costuma ter um padrão de atendimento e é importante mantê-lo em alto nível. O franqueado, adicionalmente, precisa buscar maneiras para aprimorar a relação com os clientes, diferenciando-se de outras lojas e concorrentes.
4) Saiba todos os detalhes do funcionamento da marca
O franqueado precisa estar por dentro da estrutura da rede de franquias. Isso significa que é necessário saber todos os procedimentos que fazem a marca funcionar.
Portanto, siga as regras, entenda o seu papel como franqueado e seja parceiro de outras lojas.
Assim, evita-se eventuais problemas contratuais e com o franqueador, além de potencializar a marca, o que gera mais confiança nos consumidores.
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