AgroTimes

Dia da Cerveja: Franquias para lucrar até R$ 30 mil ao mês; veja a lista

04 ago 2023, 10:00 - atualizado em 04 ago 2023, 8:44
Franquias
As franquias de bebidas pertencem ao setor de alimentos (Imagem: Pixabay/@spooky_kid)

Dia da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira (4). Pensando nisso, o Money Times listou algumas marcas deste segmento para que possíveis novos empreendedores, interessados no mundo das franquias, vejam aonde apostar.

Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP Consultoria, disse à Associação Brasileira de Franchising (ABF) que as franquias de bebidas estão em um padrão de crescimento, tanto em número de lojas quanto de faturamento.

Nesse sentido, Vergili destacou as franquias de cervejas artesanais que, segundo ela, é uma tendência atualmente.

De modo geral, o ramo de bebidas pertence ao setor de alimentos, que foi a segunda categoria de empresas que mais recebeu aportes em 2022, somando US$ 755 milhões (16,7% do total de investimentos), perdendo só para as fintechs, que alcançaram US$ 1,6 bilhão de investimentos. As informações vieram do estudo da Outcast Capital, que analisou 133 startups.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franquias alcoólicas

Água Doce Cachaçaria 

A Água Doce Cachaçaria começou no mundo das franquias em 1993, atingindo 60 unidades já no ano de 2000. O investimento inicial na marca, no formato express, é de R$ 424 mil, além de um capital de instalação de R$ 360 mil – a soma da taxa de franquia, capital de giro e instalação.

O retorno deste investimento chega em até 36 meses. O capital de giro é de R$ 30 mil, com faturamento médio mensal atingindo a ordem de R$ 100 mil. O franqueado pode conseguir um lucro, por mês, de 15% a 20%. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 20 mil mensalmente.

Clube Breja Bar

O Clube Breja Bar nasceu em julho de 2021, em Santana. Entre os destaques da empresa, consta um cardápio de petiscos, além de cervejas. O investimento inicial é de R$ 450 mil, além do capital para instalação em R$ 200 mil. O retorno chega em até 36 meses.

O capital de giro é de R$ 50 mil, com o faturamento médio mensal estimado sendo o de R$ 50 mil. O franqueado pode lucrar, em média, 30% do faturamento por mês. Pelos cálculos, R$ 15 mil.

Bar do Urso

Com mais de 20 anos de história, o Bar do Urso é a casa da Cervejaria Colorado. As opções de franquias são loja em rua, quiosque e container. No primeiro caso, o investimento inicial parte de R$ 300 mil, além do valor da obra civil e da taxa de franquia, de R$ 60 mil.

O dinheiro investido volta em até 36 meses, com o franqueado conseguindo arrancar um faturamento de R$ 95 mil no mês. O lucro mensal é de, em média, 12% a 15% dessa marca. Pelos cálculos, R$ 15 mil.

Nos demais formatos, os valores são os menos. O investimento inicial parte de R$ 200 mil, além do valor da obra civil e da taxa de franquia, de R$ 50 mil.

O retorno em ambos os formatos também é de até 36 meses. O franqueado fatura por mês R$ 55 mil e lucra de 12% a 15% dessa marca. Pelos cálculos, R$ 8,2 mil.

Janela Bar

A rede Curitiba Janela Bar oferece um cardápio de drinques autoriais a preços acessíveis. Atualmente, a marca possui mais de 20 unidades espalhadas pelo país e um faturamento superior a R$ 24 milhões nos últimos 12 meses.

O investimento inicial parte de R$ 290 mil, já com a taxa de franquia, com o retorno chegando a partir do sétimo mês. O faturamento médio mensal nos primeiros 24 meses é de, em média, R$ 120 mil. O franqueado lucra mensalmente 25% dessa marca. Pelos cálculos, cerca de R$ 30 mil.