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Franquias: 3 mitos e verdades sobre investir, por André Oliveira, CEO da CredFácil

16 jun 2022, 8:00 - atualizado em 15 jun 2022, 16:16
Franquias
Fundador da CredFácil, com 500 unidades espalhadas pelo Brasil, André Oliveira dá a real sobre investir em franquias. (Imagem: Divulgação)

Será que franquias valem a pena? Aos 25 anos de idade, André Oliveira investiu R$ 10 mil em um negócio próprio. Comprou um computador, uma mesa e outros utensílios de escritório e fundou sua CredFácil.

Em um ano, depois de falir duas vezes, já tinha cerca de 20 lojas de sua operadora de crédito espalhadas só no Paraná. “E aí vi que o potencial, de fato, existia”, começa.

Em pouco tempo, André decidiu abrir seu selo para franqueados e hoje tem mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil todo. Com isso, virou uma referência nos serviços financeiros do Brasil.

“Hoje, tento fazer com que mais pessoas enxerguem essa oportunidade de investir, mostrando que o negócio é rentável. E quando um franqueado aparece, é papel nosso também acompanhá-lo no início da trajetória, mostrar o que funciona… É o que proponho com meu modelo de negócio e com o livro que lancei, ‘Tome Posse’, em janeiro deste ano”, confidencia.

Por outro lado, falar em investir em franquia no Brasil é uma faca de dois gumes. Especialmente na área de crédito no momento, já que o Brasil está em pleno ciclo de alta de juros, o que encarece os empréstimos.

De um lado, defendem que abrir negócio próprio é melhor. De outro, os números revelam que franquias funcionam muito bem para o mercado nacional.

Só para se ter ideia, levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou neste ano que o faturamento das franquias no Brasil passou de pouco mais de R$ 167 bilhões em 2020 para quase R$ 190 bilhões em 2021 — um crescimento nominal de 10,7%.

Ao Money Times, André lista três mitos e verdades sobre o negócio. Veja:

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Empreender é para todos

“É verdade e não é (risos). Para empreender, a pessoa precisa ser gestora. Caso contrário, não vai conseguir manter a saúde financeira da própria empresa e a levará para a falência. Por isso treinamentos, avaliações e estudos são tão necessários, bem como instrução de controle emocional, que é algo já muito difundido no exterior e que retorna resultados reais no empreendedorismo”.

Segurança de investimento

“É fato que a franquia te dá uma certa segurança do aporte investido, porque a marca já vai apresentar uma metodologia própria que, de fato, funciona. Se não fosse assim, a empresa já não existiria, o que não é o caso. Reduzir o risco de um negócio dar errado, no mercado, já é uma enorme vantagem”.

Gestão e problemas

“Aquela coisa de que ‘o problema é sempre do outro’ não existe no mercado de franquias. ‘O outro’ vai, sim, te ensinar a tocar o negócio. Mas cada um precisa, depois, caminhar em conjunto. Cada empreendedor que escolhe esse modelo tem que ter responsabilidade nas escolhas para apresentar e colher os bons resultados”.

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