Franquia que começou ‘sem marca’ pode te fazer lucrar mais de R$ 128 mil por mês; veja mais
A Red Fitness é uma rede de academias foi criada em 2013 pelo casal Ronaldo Godoi e Ellen Fernandes. Na época, o negócio oferecia apenas um estúdio de pilates e não tinha uma marca definida.
Uma década mais tarde, além de oferecer um portfólio de aulas diversificado, a academia também proporciona aos alunos a musculação tradicional. Em 2021, a marca atingiu um faturamento de R$ 5,1 milhões, avançando para R$ 6,5 milhões em 2022. No mesmo ano, a empresa entrou para o franchising.
Quem quiser se tornar um franqueado deverá desembolsar um bom dinheiro, porque o valor do investimento inicial parte de R$ 3,1 milhões. Nesse valor, estão inclusos os equipamentos, obras, projeto, marketing inicial e a taxa de franquia. O retorno estimado de 23 meses.
O faturamento médio mensal atinge a ordem de R$ 322 mil, com uma lucratividade de 40%, segundo a marca. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 128,8 mil mensalmente.
É válido destacar que o lucro destacado não passa de um valor aproximado. Ou seja, o empreendedor poderá alcançar, ultrapassar ou até mesmo ficar abaixo daquele número.
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Segundo Godoi, o modelo de franquias é positivo para quem deseja abrir seu próprio negócio, devido ao menor risco, suporte ao franqueado e vantagens econômicas de escala.
“Antes de se comprometer com uma franquia, é preciso realizar uma boa análise de mercado e pensar a longo prazo. Franquias são uma ideia inteligente de investimento; afinal, você não está começando em um negócio do zero, mas sim, apostando seu dinheiro em um modelo de negócio já testado e consolidado no mercado”, explica Godoi.
Como lucrar com a franquia?
O educador físico disse ao Money Times que para um franqueado alcançar resultados financeiros sólidos, são necessários alguns cuidados.
“Um dos fatores mais importantes é a escolha do local para implantar a franquia, que deve ser estratégico, atraindo um fluxo constante de pessoas”, destaca.
Além disso, Godoi também pontua ser fundamental que o franqueado tenha um cuidado especial com o controle financeiro. Segundo o empresário, as unidades da Red Fitness contam com software para auxiliar na gestão financeira, “que contribui significativamente para a lucratividade da marca como um todo”.
Godoi destacou algo que parece óbvio, mas que nem sempre é: o fato de a colaboração entre franqueador e franqueado ser crucial. Para ele, o suporte ao franqueado é de suma importância.
“Outro elemento relevante é a estratégia de marketing. A divulgação eficaz da unidade e a forma como ela é promovida desempenham um papel considerável na atração de clientes e, consequentemente, no retorno financeiro para o franqueado”.