Agronegócio

Frango: Preços da carne e dos cortes estão em queda

21 jun 2019, 16:04 - atualizado em 21 jun 2019, 16:04
Apesar de as vendas ao front externo continuarem elevadas nos estados que são tradicionalmente exportadores, na região paulista, os preços da carne ainda em patamares altos têm diminuído a liquidez (Imagem: Money Times)

Por Cepea

Os preços da carne de frango e dos cortes estão em queda no mercado brasileiro neste mês, conforme apontam pesquisas do Cepea. Na parcial de junho (até o dia 19), o frango inteiro resfriado, negociado no atacado da Grande São Paulo, teve desvalorização de 1,4% frente a maio, com negócios na média de R$ 4,73/kg.

Apesar de as vendas ao front externo continuarem elevadas nos estados que são tradicionalmente exportadores, na região paulista, que atende majoritariamente ao mercado doméstico, os preços da carne ainda em patamares altos têm diminuído a liquidez. Consequentemente, a disponibilidade da carne está maior na Grande São Paulo, pressionando os valores.

No mercado de cortes da Grande São Paulo, também foram registradas quedas nos valores da maior parte dos produtos acompanhados pelo Cepea. A baixa mais intensa foi observada para a asa congelada, de 4,2%, que teve média de R$ 6,98/kg na parcial deste mês.

LEITE: CEPEA FOCARÁ NO PREÇO LÍQUIDO DO LEITE AO PRODUTOR A PARTIR DE 2020

Buscando aperfeiçoar a metodologia, a pesquisa do leite ao produtor do Cepea passará a focar, a partir de 2020, o preço líquido negociado. A ideia é explicitar aos agentes de mercado que o valor acompanhado se refere apenas ao recebido pelos produtores, sem adição de frete e impostos, facilitando, assim, a comparação e análise das informações.

Atualmente, o Cepea calcula os preços líquido (que não considera frete e impostos) e bruto (que considera frete e impostos). Tendo em vista a grande heterogeneidade nas condições de frete e impostos no Brasil, a presença dessas duas variáveis exógenas ao preço do leite pode dificultar a comparação entre médias das diferentes regiões. Por esse motivo, decidiu-se por interromper o cálculo do preço bruto a partir de 2020.

É importante ressaltar que, devido à natureza dinâmica dos mercados, mudanças de metodologias ou alterações nas divulgações de dados do Cepea podem ocorrer, sendo aconselhável, portanto, que os agentes de mercado estejam precavidos desses aspectos ao utilizar os dados em suas negociações.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.