Frango americano é mais barato e paga melhor seu produtor na comparação com 10 anos
Na comparação de junho último com a média de 2010 o Brasil está perdendo valor com a carne de frango exportada. No mesmo período, o principal concorrente, os Estados Unidos, teve valorização.
Os 3% a menos do País, contra os 10% a mais dos EUA, como aponta relatório da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para alimentação e agricultura, traz uma constatação curiosa.
O preço médio dos cortes de aves do Brasil fechou, no mês anterior, em US$ 1,6 mil a tonelada, com a recuperação vista este ano, enquanto o dos americanos foi de US$ 1,1 mil, após abril e maio em seguidas quedas.
O frango americano, mais barato, pela combinação de câmbio e custos menores de produção, remunera melhor seus produtores.
Inclusive, como consta do Índice FAO para a proteína de carne branca, em relação a 2011, quando se verificaram preços recordes para o Brasil, e 2012/2013 para os EUA, a distância em relação a hoje é bem maior para os produtores nacionais.
Os valores atuais para os frigoríficos equivalem a 80% de 10 anos. Dos concorrentes da América do Norte, estão a 93% do teto obtido naqueles anos.