Francesa Voltalia construirá parque eólico no Brasil para grupo japonês
A elétrica francesa Voltalia anunciou nesta terça-feira a assinatura de contrato que prevê o desenvolvimento, construção e operação de um parque eólico no Brasil que fornecerá toda a produção à multinacional japonesa TODA.
A construção do empreendimento no Rio Grande do Norte, com cerca de 28 megawatts em capacidade, está prevista para começar este ano, com operação comercial estimada para julho de 2021, disse a Voltalia em comunicado.
O acordo inclui o contrato de prestação de serviços com duração de oito anos para operação e manutenção da usina, subestação e linhas de transmissão associada, segundo a empresa francesa.
O anúncio da operação ocorre em meio a uma crescente busca das empresas no Brasil por assegurar energia limpa para abastecer suas operações, o que tem gerado oportunidades de negócio para empresas de energia presentes no país.
“O contrato reflete a capacidade da Voltalia de oferecer projetos competitivos e completos, do desenvolvimento, na construção à operação … somos produtores de energia, sabemos o que agrega valor aos nossos ativos e queremos oferecer como melhores soluções adaptadas para atender à necessidade de ativos e queremos oferecer como soluções melhores adaptadas nossos clientes “, disse em nota o CEO da Voltalia, Robert Klein.
O parque eólico será instalado na região do complexo da Serra Branca, desenvolvido pela Voltalia, com potencial total para abrigar projetos com até 2,4 gigawatts em capacidade.
Turbinas Nordex
Mais cedo nesta terça-feira, o fabricante alemão de equipamentos de energia eólica Nordex informou que fornecer pedido para fornecer os equipamentos do parque que será construído pela Voltalia para a TODA.
A companhia informou que o negócio envolve oito turbinas eólicas de seu modelo AW 132/3465 para uma usina, que terá capacidade total de 27,7 megawatts. O contrato inclui também uma prestação de serviços para as máquinas por 15 anos.
O negócio foi fechado junto à TODA Energia do Brasil, uma subsidiária da japonesa TODA Corporation, que tem atividades em diversos setores incluindo energias renováveis no Japão, Sudeste Asiático e África, segundo a Nordex.
O fabricante disse que as turbinas serão instaladas em torres de concreto de 120 metros produzidas em sua unidade em Areia Branca, no Rio Grande do Norte.