França vai abater mais patos em “corrida contra o tempo” para conter gripe aviária
A França vai ampliar o abate em massa de aves à medida que enfrenta uma “corrida contra o tempo” para conter um vírus de gripe aviária que tem avançado por uma região produtora de patos no sudoeste do país, disse o ministro da Agricultura local, Julien Denormandie, nesta sexta-feira.
A França está entre os países europeus que detectaram cepas altamente contagiosas de gripe aviária desde o final do ano passado, gerando na indústria avícola temores de uma repetição da crise de 2016/17, quando dezenas de milhões de animais foram abatidos.
Diante do crescente número de casos da cepa H5N8 em criações de patos na região de Landes, a França abateu bandos em zonas afetadas para tentar interromper a transmissão da doença.
“Precisamos agir mais rapidamente”, disse Denormandie à rádio local France Bleu Gascogne.
“Quase 400 mil patos já foram abatidos em Landes… Haverá mais centenas de milhares, sem dúvida”, afirmou o ministro, acrescentando que os abatedouros serão requisitados.
As autoridades já confirmaram 119 surtos da gripe aviária H5N8 em Landes, contra 48 verificados em 1º de janeiro, disse o Ministério da Agricultura francês.