França eleva previsão para área de trigo soft de inverno; reduz cevada e canola
O Ministério da Agricultura da França elevou nesta terça-feira sua estimativa para a área de trigo “soft” de inverno do país em 2021 para 4,86 milhões de hectares, ante projeção inicial de 4,73 milhões de hectares vista em dezembro.
Com isso, a área de cultivo seria 15,2% maior do que a de 2020 e ficaria 0,7% acima da média histórica de cinco anos, disse a pasta em um relatório, confirmando uma recuperação na semeadura de trigo após uma safra afetada pelas chuvas no ano anterior.
A estimativa revisada aproximou as cifras do ministério das expectativas de operadores e analistas, que previam uma área de cerca de 5 milhões de hectares para o trigo soft.
O Ministério da Agricultura francês ainda reduziu sua projeção para a área de cevada de inverno em 2021, para 1,21 milhão de hectares, versus estimativa de 1,26 milhão de hectares em dezembro.
Isso a coloca 3,1% acima da área de 2020, mas 9,1% abaixo da média de cinco anos, segundo a pasta.
A área de canola de inverno esperada para 2021 foi reduzida para 1 milhão de hectares, contra 1,13 milhão de hectares no relatório de dezembro.
Isso representa uma queda de 9,8% na comparação anual, além de uma área 26% menor do que a média de cinco anos, no que seria a menor área de cultivo de canola desde 1997, disse o ministério.
Os trabalhos de plantio foram prejudicados pela seca no final do último verão (do Hemisfério Norte).