Economia

França cresce 7% em 2021, ritmo mais forte em 52 anos

28 jan 2022, 7:38 - atualizado em 28 jan 2022, 7:38
Banco Central da França
A economia expandiu 0,7% nos últimos três meses de 2021 depois de um terceiro trimestre particularmente forte em que cresceu 3,1%, informou a agência de estatísticas INSEE em relatório preliminar (Imagem: Pixabay)

A França registrou no ano passado o crescimento mais forte em mais de cinco décadas, atingindo 7% uma vez que se recuperou da crise da Covid-19 mais rápido que o esperado, mostraram dados nesta sexta-feira.

A economia expandiu 0,7% nos últimos três meses de 2021 depois de um terceiro trimestre particularmente forte em que cresceu 3,1%, informou a agência de estatísticas INSEE em relatório preliminar.

Economistas consultados pela Reuters previam um crescimento de 0,5% no quarto trimestre.

O final de ano melhor que o esperado ajudou a economia a crescer 7% em 2021 como um todo, ritmo mais forte desde 1969, após contração de 8% em 2020, quando foram adotados lockdowns rigorosos contra o coronavírus.

“A economia francesa se recuperou de forma espetacular e isso apagou a crise econômica”, disse o ministro das Finanças, Bruno Le Maire, na TV France 2.

“Ainda há alguns setores que passam por problemas, como turismo e hotéis, mas a maioria está se recuperando com força e isso está criando empregos.”

As empresas e os consumidores estão novamente tendo que lidar com restrições sanitárias mais rigorosas já que a França enfrenta sua quinta onda de Covid-19, que levou os níveis de novas infecções a níveis recordes.

Embora a economia esteja começando 2022 com um ritmo mais fraco, o banco central afirmou que o impacto econômico da atual onda de Covid-19 deve ser mínimo, uma vez que a economia se adaptou para viver com a pandemia.

reuters@moneytimes.com.br