Internacional

Fosun nega que reguladores da China pediram para bancos relatarem exposição financeira à empresa

14 set 2022, 11:27 - atualizado em 14 set 2022, 11:27
fosun
(Imagem: REUTERS/Aly Song)

A Fosun International afirmou nesta quarta-feira que a notícia de que reguladores chineses disseram aos maiores bancos do país para iniciar uma rodada de verificações sobre sua exposição financeira ao conglomerado chinês era falsa.

A Bloomberg, citando pessoas familiarizadas com o assunto, reportou na terça-feira que reguladores, incluindo a Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC), solicitaram que os bancos comerciais verificassem sua exposição à dívida da Fosun e entendessem os possíveis riscos de liquidez.

A Fosun disse em um comunicado que a reportagem era um “total absurdo” e que havia buscado a confirmação dos reguladores por meio de vários canais. O CBIRC não perguntou aos bancos sobre sua exposição financeira à Fosun e muitos bancos que cooperam com o grupo não receberam tal notificação, disse a empresa.

O “ambiente externo complexo” aumentou a atenção do público para as recentes vendas de ativos e reduções de participação da Fosun, resultando em uma “interpretação unilateral” das ações da empresa, disse o diretor financeiro da Fosun, Gong Ping, em comunicado.

“As recentes reduções e vendas aparentemente frequentes da Fosun são uma continuação de sua estratégia financeira dos últimos anos de manter um equilíbrio entre investimentos e retiradas”, disse ele.

O CBIRC não respondeu ao pedido de comentário da Reuters.

A empresa concordou até agora este ano em vender sua participação de 4,89% na Tsingtao Brewery e também está reduzindo sua fatia na Fosun Tourism.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!