Forte terremoto atinge Japão e autoridades lançam alertas de tsunami; veja imagens
O Japão foi atingido por um terremoto de magnitude preliminar 7,6 nesta segunda-feira (1º), levando moradores a evacuarem algumas áreas da costa oeste após alertas de tsunami.
O terremoto causou ondas de cerca de 1 metro ao longo de partes da costa do Mar do Japão, com uma onda maior esperada, de acordo com o noticiário local.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas de tsunami para regiões costeiras de Ishikawa, Niigata e Toyama.
Nas redes sociais, o terremoto do Japão é um dos principais assuntos do momento. A agência de notícias NHK e usuários da X, antigo Twitter, repercutem vídeos do momento do terremoto e dos estragos causados pelo fenômeno. Confira:
石川 能登地方 あす朝は厳しい冷え込み 体調の管理に注意をhttps://t.co/3OnOXA9lEM #nhk_news
— NHKニュース (@nhk_news) January 1, 2024
新潟 西区 住宅街で道路にひび割れ でこぼこにhttps://t.co/u3vlyfw5jp #nhk_news
— NHKニュース (@nhk_news) January 1, 2024
石川県によりますと震度6強の揺れを観測した輪島市の中心部で火災が発生しているということです
県や輪島市によりますと住宅から出火したとみられ、消防などが消火にあたるとともに、人的被害がないかどうか確認を急いでいますhttps://t.co/ichXmsd7Ij#nhk_video pic.twitter.com/i4oo8YhRFy
— NHKニュース (@nhk_news) January 1, 2024
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o oeste do Japão na tarde de segunda-feira, 1 de janeiro 2024, desencadeando um alerta de tsunami e um alerta oficial aos residentes para evacuarem as áreas costeiras afetadas o mais rápido possível.
O terremoto ocorreu às 16h10. hora local,… pic.twitter.com/qWjsCGvYmz
— Karina Michelin (@karinamichelin) January 1, 2024
A BBC também divulgou um vídeo do momento em que o terremoto atinge a região costeira do país asiático:
Moment quake hits Japan coastal town https://t.co/rTLE8cjdnD
— BBC News (World) (@BBCWorld) January 1, 2024
Coreias e Rússia sob ameaça de tsunami
O terremoto que atingiu o Japão levou as Coreias do Norte e do Sul, assim como a Rússia, a emitirem alertas de tsunami em seus respectivos países.
Na Coreia do Sul, um tsunami de menos de um metro atingiu a costa leste, segundo informações da agência meteorológica do país, com alertas de possibilidade e ondas maiores.
Enquanto isso, a Coreia do Norte emitiu alertas de tsunami para sua região costeira, com possíveis ondas de mais de 2 metros, de acordo com a agência de notícias Yonhap.
A Rússia alertou sobre uma ameaça de tsunami nas regiões da costa oeste da ilha de Sacalina e das regiões Primorsk e Khabarovsk, próximas ao Japão na costa russa do Pacífico. As informações foram divulgadas pela TASS, agência de notícias estatal, citando autoridades do país.
*Com informações da Reuters.