Forte nevasca provoca caos e fecha aeroporto de Madri, na capital da Espanha
A neve da tempestade Filomena deixou centenas de motoristas espanhóis presos dentro de seus carros na véspera (8), bloqueando estradas e forçando o fechamento do aeroporto da capital Madri.
As rodovias M-30 e M-40 próximas à Madri, capital da Espanha, estavam entre as mais de 400 estradas fechadas pela neve, afirmaram autoridades de trânsito. Cidadãos foram orientados a evitar viagens não essenciais.
Alguns motoristas ficaram aprisionados em seus veículos em Madri, uma vez que o deslocamento era impossível por conta do gelo sobre o asfalto.
“Eu estava a caminho do hospital para visitar meu marido e estou presa aqui há três horas. É um trajeto que deveria levar 15 minutos”, disse uma mulher ao canal espanhol RNE de dentro do seu carro.
A Cruz Vermelha levou alimentos para motoristas de caminhão presos na rodovia A4 em Madri.
“Devido às condições meteorológicas adversas, os voos estão sendo desviados do aeroporto de Barajas, em Madri. Consulte sua companhia aérea para saber o estado do seu voo”, informou a Aena, que controla os aeroportos do país, pelo Twitter.
O time do Real Madrid, que estava a caminho de Pamplona para uma partida contra o Osasuna pelo Campeonato Espanhol, ficou esperando um avião por mais de duas horas no aeroporto de Madri.
Com até 20 centímetros de neve prevista em 24 horas e temperaturas em torno de zero graus, o sul da região de Madri estava no maior nível de alerta pela primeira vez desde a criação do sistema em 2007.