Fórmula Mágica no Brasil: Será que funciona mesmo?
Na semana passada publiquei uma newsletter introduzindo a “Fórmula Mágica” de Joel Greenblatt, uma estratégia simples e replicável que produziu um retorno de 30,8% ao ano entre 1988 e 2004 – período que antecipou a publicação do clássico livro “A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações”.
Para se ter uma noção, um investidor que adotou a estratégia nesse período transformou 11 mil dólares em mais de um milhão de dólares, vendo seu patrimônio multiplicar 96 vezes.
Conforme prometi naquela newsletter – e recomendo fortemente a leitura antes dessa -, trago abaixo a resposta para a pergunta: a fórmula mágica também funciona no Brasil?
Obviamente que encontrar os dados de todas as ações negociadas em bolsa no Brasil em todos os anos e fazer o exercício da fórmula mágica seria muito trabalhoso, mas para a minha sorte existem alguns trabalhos acadêmicos que a testaram no Brasil.
Um deles é a monografia de Gabriel Roman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e hoje analista de investimentos no Clube do Valor. Ele testou a fórmula mágica no período 2000-2020 e comprovou que de fato ela teria uma performance bastante acima da média do mercado no Brasil.
Clique aqui para ler o texto completo