BusinessTimes

Fórmula 1: Felipe Drugovich substitui Lance Stroll em pré-temporada da Aston Martin

21 fev 2023, 15:53 - atualizado em 21 fev 2023, 15:53
Felipe Drugovich Fórmula 1 Aston Martin pré-temporada F1 2023 testes Bahrein AMR23 Lance Stroll GP Grande Prêmio fevereiro 2023
História: Felipe Drugovich foi o primeiro brasileiro a conquistar o mundial de Fórmula 2 (Imagem: Divulgação/ Aston Martin)

O brasileiro Felipe Drugovich substituirá o canadense Lance Stroll na primeira bateria de testes da pré-temporada de Fórmula 1 da Aston Martin. A escuderia confirmou, nesta terça-feira (21), que Drugovich pilotará o carro desenvolvido para este ano, o AMR23, nos treinos da manhã de quinta-feira (23), no circuito do Bahrein.

Stroll se recupera de um acidente de bicicleta, e a Aston Martin tem pressa para acertar o carro, já que a temporada 2023 começa em 5 de março, com o Grande Prêmio do Bahrein. A equipe não informou se o brasileiro seguirá testando o carro, ao lado do espanhol Fernando Alonso, nos outros dias.

“A programação para sexta e sábado ainda será confirmada”, limitou-se a comunicar a Aston Martin em sua conta no Twitter.

Já Drugovich comemorou a oportunidade em sua conta no Instagram. “Bora pra pista? Primeiramente gostaria de desejar uma boa recuperação ao @lance_stroll . Mas muito feliz pela confiança da @astonmartinf1 em me colocar como substituto nesses treinos de pré temporada!”, afirmou aos seus mais de 85 mil seguidores.

Felipe Drugovich: Título histórico na Fórmula 2 garante contrato com Aston Martin

Com 22 anos, Drugovich foi contratado no fim do ano passado como piloto reserva da Aston Martin, após se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato mundial de Fórmula 2, considerado a principal porta de entrada para a Fórmula 1.

Apesar da oportunidade, o piloto, que nasceu em Maringá (PR), terá de se desdobrar na primeira metade da temporada. O motivo é que outra escuderia, a McLaren, fechou um acordo com a Aston Martin para utilizá-lo como piloto reserva nas 15 primeiras corridas do campeonato.

De qualquer modo, se impressionar o chefe da Aston Martin, Mike Krack, reforçará suas chances de assumir o volante de um dos carros no futuro. Isto, porque Lance Stroll terminou o campeonato do ano passado com apenas 18 pontos, em 15º lugar. Já o bicampeão mundial Fernando Alonso acumulou 81 pontos, em nono lugar.

O desempenho garantiu apenas 55 pontos à equipe, que terminou em sétimo lugar no campeonato de construtores, à frente apenas da Haas, Alpha Tauri e Williams.

Assista ao primeiro treino de Drugovich com um carro da Aston Martin, o AMR21, usado na temporada 2021.

Assista ao primeiro treino de Fernando Alonso e Lance Stroll, em Silverstons, com o AMR23 – o carro que será usado na temporada 2023 de Fórmula 1.